A nova geração do Mercedes-Benz Classe C chegou ao Brasil inteiramente revista e melhorada, mas consideravelmente mais cara: agora o sedã não sai por menos de R$ 349.990 na versão C 200, que antes custava R$ 279.900.
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A versão mostrada aqui, a topo de linha C 300, ainda mais cara: R$ 399.990 já com tudo o que o Classe C pode oferecer. Mas será que vale tudo isso?
É preciso dizer logo de cara que a evolução do Classe C não aconteceu apenas nos preços. Ele também está maior, mais bonito, sofisticado e tecnológico. Começando pelas dimensões, o sedã cresceu 7 centímetros no comprimento e 2,5 no entre-eixos.
Isso garantiu um bom espaço principalmente para quem vai atrás, exceto para o ocupante do meio, que ficará incomodado com o alto túnel central e precisará invadir a área dos colegas. Também para os ocupantes de trás, há duas zonas independentes de ar-condicionado, totalizando quatro na cabine.
E, falando ainda de espaço, o porta-malas permaneceu com os mesmos e bons 455 litros de capacidade da geração anterior – mais que os 365 litros do BMW Série 3 e apenas 5 litros a menos do que no Audi A4.
No visual, tanto o C 200 quanto o C 300 chegam ao Brasil com o kit AMG Line, que garante uma aparência mais esportiva, com para-choques e grade (que reproduz a estrela de três pontas da Mercedes na trama) exclusivos.
No C 300, as rodas de 19 polegadas, com pneus 225/40, na dianteira, e 255/35, na traseira, recebem um aro central em preto. Detalhe que, mais do que o visual interessante, traz benefícios aerodinâmicos, segundo a Mercedes. Já as saídas de escape aparentes e a abertura no para-choque traseiro, ao contrário do detalhe das rodas, são meramente estéticos.
Por fora, o Classe C pode até ser chamativo, mas nada se compara ao interior do sedã, com uma atmosfera que reúne sofisticação e futurismo. Há uma grande mistura de materiais e texturas, com foco na imitação de alumínio, além do destaque na iluminação – as luzes estão presentes até nas saídas de ar.
A vibe futurista se concretiza na avançada tecnologia embarcada. Todos os sistemas de condução semiautônoma estão presentes e funcionam de maneira exemplar com a ajuda de inteligência artificial.
Eles podem, por exemplo, parar o carro, caso o motorista não mantenha contato com o volante durante a condução, e indicar as rotas do GPS com imagens da câmera frontal, entre outras funções.
A mecânica do C 300 mantém o sistema híbrido leve da geração anterior, mas aprimorado. Agora o conjunto elétrico de 48 V passa a ser acoplado diretamente ao motor, sem o uso de correias. Assim, seu funcionamento passou a ser mais rápido, suave e eficiente.
O motor a combustão é um 2.0 turbo de 258 cv de potência e 40,8 kgfm de torque, unido ao câmbio automático de nove marchas. Para completar, o sistema elétrico pode entregar 27 cv e 20,4 kgfm extras em determinadas situações, como arrancadas e retomadas em que o motorista exija mais força através do pedal (que é pivotado no chão, dando mais firmeza para quem gosta de dirigir esportivamente, embora essa não seja a proposta do carro). Segundo a Mercedes, o C 300 vai de 0 a 100 km/h em apenas 6 segundos.
O auxiliar elétrico, por sua vez, economiza combustível em situações que não demandam aceleração. Nessa hora, o motor a combustão pode ser desligado e o veículo se movimentar em neutro, a famigerada “banguela”.
Apesar da alta potência, do visual (e do pedal do acelerador), o Classe C traz um conjunto de suspensões focado no conforto, e não na esportividade. Os mais afoitos podem até reclamar, mas foi uma boa escolha considerando o uso diário do carro em nossas ruas de asfalto batido.
Na prática, os preços cobrados pelo C 300 não fogem à realidade, já que seus concorrentes custam pouco menos e que no mercado existem hatches compactos com preços acima de R$ 120.000.
Veredicto Quatro Rodas
A Mercedes pode até cobrar caro, mas é preciso considerar que o Classe C subiu de nível em tecnologia e refinamento. Isso justifica o degrau
Ficha Técnica – Mercedes-Benz C 300
Preço: R$ 399.990
Motor: gasolina, diant., 4 cil., 16V, injeção direta, turbo, 1.999 cm3; 258 cv a 5.800 rpm, 40,8 kgfm entre 2.000 e 3.200 rpm; elétrico, 48V, 27 cv, 20,4 kgfm
Câmbio: automático, 9 m., tração traseira
Direção: elétrica
Suspensão: ind. braços sobrepostos (diant.), multi-braços (tras.)
Freios: disco ventilado nas quatro rodas
Pneus: 225/40 R19 (diant.), 255/35 R19 (tras.)
Dimensões: comprimento, 475,1 cm; largura, 203,3 cm; altura, 143,8 cm; entre-eixos, 286,5 cm; peso, 1.675 kg; porta-malas, 455 l; tanque, 66 l
Desempenho: 0 a 100 km/h, 6 s; veloc. máx. de 250 km/h