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Novo Mercedes Classe C é o primeiro carro híbrido feito no Brasil

Sedã montado em Iracemápolis (SP) ganhou retoques visuais, novos faróis full-led e inédita versão híbrida parcial

Por Paulo Campo Grande
Atualizado em 10 out 2018, 20h51 - Publicado em 10 out 2018, 20h09
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  • Mercedes-Benz Classe C EQ Boost
    Na dianteira, o destaque são os novos faróis full-led (Divulgação/Mercedes-Benz)

    A Mercedes apresentou hoje no Brasil o novo Classe C reestilizado. O modelo chega nas versões C180 Exclusive e Avantgarde C300 Sport e a nova C200 EQ Boost, que além das mudanças visuais e de conteúdo introduzidas na linha tem um novo sistema híbrido parcial, com um motor elétrico que auxilia o motor a combustão nas arrancadas e acelerações.

    O novo Classe C será uma das atrações da Mercedes no Salão do Automóvel de São Paulo, de 8 a 18 novembro, período em que ele começa a chegar nas lojas.

    Novo Mercedes Classe C é o primeiro carro híbrido feito no Brasil
    Classe C é produzido na fábrica de Iracemápolis (SP) (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Por conta das novidades, as versões que já existiam ficaram cerca de 5% mais caras. A C180 Avantgarde custa R$ 187.900, a C180 Exclusive 188.900 e a C300 Sport, R$ 259.900. A nova C200 EQ Boost sai por R$ 228.900.

    Falta ainda a versão esportiva AMG, que será lançada em breve. Por enquanto a Mercedes apresentou apenas as versões que são montadas no Brasil. Todos os sedãs da Classe C, com exceção da esportiva, são produzidas na fábrica da empresa em Iracemápolis (SP).

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    Mercedes-Benz Classe C EQ Boost
    Volante multifuncional é igual ao do sedã da Classe E (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Visualmente, o Classe C mudou pouco. Na dianteira, o para-choque foi redesenhado. Mas a principal novidade são os novos faróis full led.

    As rodas também têm novo design. E, na traseira, as lanternas não mudaram no contorno, mas internamente. Agora, quando estão acessas, a luz tem forma de C, ou parênteses ( ).

    Mercedes-Benz Classe C EQ Boost
    Painel digital de 12,3″ reúne as principais informações do carro (Divulgação/Mercedes-Benz)
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    Por dentro, há novas opções de cores de revestimento, dependendo da versão, bem como de materiais de acabamento do console, que é preto brilhante, na versão Avantgarde, de madeira marron, na Exclusive e de madeira cinza, na Sport.

    Além disso, agora, o painel de instrumentos digital e configurável e a central multimídia conta com sistema de navegação GPS em conexão com os aplicativos de smartphones com sistemas Apple ou Android.

    Mecanicamente, a principal novidade vem a bordo da versão C200 EQ Boost, que traz um alternador que pode funcionar como motor elétrico auxiliando o motor elétrico nas partidas e acelerações.

    Mercedes-Benz Classe C EQ Boost
    Motor 1.5 gera 183 cv de potência (Divulgação/Mercedes-Benz)
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    O C200 EQ Boost é equipado com um motor a combustão 1.5 de 183 cv de potência e 28,6 mkgf de torque que ganha até 14 cv e 16,3 kgfm com ajuda do motor elétrico. O câmbio é automático de 9 marchas.

    Segundo a Mercedes, o C200 EQ Boost acelera de 0 a 100 km/h em 7, 7 segundos e atinge 239 km/h de velocidade máxima.

    Para instalar o motor elétrico, a Mercedes dotou o Classe C de um novo sistema elétrico de 48 Volts, com uma bateria suplementar.

    Mercedes-Benz Classe C EQ Boost
    O EQ Boost permite rodar no modo roda-livre para economizar combustível (Divulgação/Mercedes-Benz)
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    A bateria de 12 V convencional continua existindo para suprir energia para os diferentes sistemas do carro, como o ar-condicionado, por exemplo.

    Além de ajudar nas acelerações, o EQ Boost ajuda na economia de combustível porque a energia acumulada pelo sistema EQ Boost pode ser usada pelo sistema Start/Stop, para dar a partida no motor, e também para permitir o uso da função roda-livre.

    Mercedes-Benz Classe C EQ Boost
    No porta-malas cabem 435 litros de bagagem (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Nos momentos em que o motorista libera o pedal do acelerador, o EQ Boost pode desligar o motor enquanto o sistema de 48V mantem os diferentes sistemas do carro em funcionamento.

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    Segundo a Mercedes, o EQ Boost pode reduzir em até 10% o consumo de combustível.

    Nós dirigimos o Classe C200 EQ Boost e podemos ver o sistema em funcionamento. Rodando a 120 km/h, na estrada, aliviamos o pé do acelerador em um declive e rodamos por algum tempo com o conta-giros indicando 0 rpm.

    O motor religou assim que pisamos novamente no acelerador, quando a velocidade do carro começou a cair.

    No que diz respeito ao comportamento, o C200 EQ oferece o mesmo conforto que seus pares, rodando com suavidade mesmo quando o motorista seleciona o modo Sport Plus no seletor de modos de condução que conta com as opções Eco, Comfort, Sport, Sport Plus e Individual, que ajusta as respostas do motor/câmbio, direção/suspensão e ESP.

     

    Lançado em 2014, o Classe C está no meio do seu ciclo de produto. Mas com as mudanças, ele ficou interessante para passar mais três anos no mercado, até a chega de sua nova geração.

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