Por Péricles Malheiros
59.605 km
Missão dada é missão cumprida: o Corolla atinge os 60 000 km e está pronto para se despedir da frota de Longa Duração. Antes do desmonte, porém, ele foi submetido ao importante teste que afere o fôlego do modelo no mercado de usados. Para tanto, é feita uma simulação de venda em lojas e concessionárias.
Passando por dono do carro, o repórter visual Eduardo Campilongo visitou autorizadas (Toyota e concorrentes) e multimarcas. Dizendo-se interessado na troca por um modelo zero-quilômetro, nas lojas as propostas variaram entre R$ 65 000 e R$ 70 000. E foi justamente na São Caetano Automóveis, autora da melhor oferta entre as lojas independentes, que aconteceu um fato curioso. “O vendedor que fez a proposta não queria me deixar ir embora com o carro. Disse que já tinha comprador, que faria a transferência dos R$ 70 000 na mesma hora e que ainda me daria uma carona para voltar ao trabalho, já sem o Corolla, que ficaria na loja à espera do tal cliente”, conta Eduardo.
Entre as concessionárias rivais da Toyota, houve variação maior. A pior avaliação partiu da VW Frankfurt (R$ 55 000), seguida pela Honda Ceasa (R$ 62 000) e Chevrolet Carrera (bons R$ 70 000). Visitamos ainda três Toyota e a melhor proposta (também de R$ 70 000) partiu da Caltabiano, a mesma que nos vendeu o Corolla, em maio de 2014, por R$ 77 590.
Se considerarmos que os pneus do Corolla já se aproximam do fim da vida útil (um jogo novo sai por R$ 1 500) e que a revisão de 60 000 km (R$ 458) não foi feita, as três ofertas de R$ 70 000 revelam uma desvalorização abaixo de 10% no primeiro ano. Um recorde positivo no histórico de simulação de venda do Longa, com uma média no período superior a 20%.
Consumo
No mês: 9,1 km/l com 24,5% de rodagem na cidade
Desde mai/14: 8,4 km/l com 26,6% de rodagem na cidade
Combustível: etanol
Gastos no mês
Combustível: R$ 1 145