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Chevrolet Onix vs. Hyundai HB20: a disputa dos 1.0 turbo mais vendidos

Líderes no segmento de hatches, Onix e HB20 se encontram para um renovado confronto, com a chegada da linha 2022 do Hyundai

Por Paulo Campo Grande Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 30 jul 2021, 23h03 - Publicado em 10 Maio 2021, 08h30
Onix e HB20
Os hatches das fotos são versões topo de linha (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Se existe um segmento que resiste com valentia à invasão dos SUVs, até por falta de ofertas na faixa de preço, esse segmento é o dos hatches compactos, que nos últimos tempos tem dois modelos pontuando o ranking de vendas do mercado: Chevrolet Onix e Hyundai HB20.

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Com a chegada da linha 2022 do HB20, no final do mês passado, decidimos alinhar os dois concorrentes em um comparativo na pista. Nas vendas, o Onix tem levado a melhor. Nos primeiros meses de 2021, o Chevrolet lidera com 30% de participação no segmento, enquanto o Hyundai obtém 23%. Mas, com as mudanças na linha 2022, o HB20 busca se aproximar do rival.

Os carros enviados pelas fábricas são versões completas, Onix 1.0 Turbo Premier 2, de um lado, e HB20 Diamond Plus, do outro. Mas, para efeito de comparação, foram consideradas as versões Onix 1.0 Turbo Premier 1 e HB20 1.0 T-GDI Evolution.

Os preços informados são válidos para a maioria dos estados, com exceção de São Paulo, Amazonas, Roraima, Rondônia e Acre, além dos municípios de Macapá e Santana, no Amapá, onde os valores mudam em função da tributação local. Os preços do seguro foram levantados pela TEx/Teleport, com base na tabela Fipe e no perfil de cliente padronizado pela QUATRO RODAS.

Onix
Versão Premier tem bancos com material que imita couro. Há uma tomada USB no console e sistema Isofix na traseira (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Neste comparativo, Onix e HB20 deixaram claro como as fábricas concebem seus projetos, privilegiando alguns aspectos em detrimento de outros.

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Quando as fábricas pensam em desenvolver um carro, elas sabem que não podem fazer um veículo que seja ótimo em todas as áreas porque, nesse caso, o modelo custaria muito caro (e preço também é importante).

Por isso, elas elegem alguns aspectos para ficarem ótimos (sem se esquecer de compromissos obrigatórios, como segurança) e trabalham nos demais da melhor forma possível, se mantendo dentro do custo final previsto.

O Chevrolet, por exemplo, evidencia grande cuidado com o conforto. Assim, o Onix é superior ao rival ao oferecer maior espaço interno na cabine (no porta-malas, o HB20 é ligeiramente maior: 300 litros contra 274 litros do Onix), revestimento dos bancos que imita couro (enquanto o HB20 tem tecido) e equipamentos exclusivos como chave presencial, partida do motor por botão, banco traseiro bipartido e serviços por assinatura de Wi-Fi e assistência remota On Star.   

HB20
Os bancos têm revestimento de tecido, na versão Evolution. Há duas tomadas USB (uma só para energia), somente na dianteira (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O Hyundai, por sua vez, demonstra preocupação com o bolso do consumidor. Isso fica nítido no preço sugerido (R$ 78.890 diante de R$ 82.290 do Onix) e na extensão da garantia (cinco anos contra três). Nos custos de manutenção e preços de seguro, há um certo equilíbrio entre os hatches.

O HB20 paga R$ 3.461 nas revisões até 60.000 km e R$ 1.041 na apólice de seguro; e o Onix desembolsa R$ 3.380 nas revisões e R$ 1.110 no seguro. Nas medições de consumo, enquanto o Hyundai foi mais econômico na cidade, com a média de 12,6 km/l ante 11,8 km/l do rival; o Chevrolet deu o troco na estrada, conseguindo a média de 17,9 km/l contra os 15,3 km/l do concorrente.

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No aspecto obrigatório da segurança, os dois hatches são equipados controles eletrônicos de tração e estabilidade, sensor e câmera de estacionamento, auxiliar de partida em rampa e Isofix com Top Tether, para fixação de cadeirinhas de bebê. O Onix tem seis airbags e o HB20 tem quatro. 

Mas o HB20 vai além, oferecendo sistema de alerta e frenagem autônoma, sensor de mudança involuntária de faixa, cintos de três pontos pré-tensionados para todos e câmera traseira que pode ser acionada a qualquer hora, sem a necessidade de engatar a ré. Como itens exclusivos, o Onix traz sensor de pressão dos pneus e luzes de condução diurna de led.

Onix e HB20
Propostas semelhantes têm estilos bem diferentes (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O HB20 foi 1 segundo mais rápido nas acelerações de 0 a 100 km/h, com o tempo de 9,7 s, contra 10,7 s do Onix. Mas o Chevrolet se saiu melhor nas retomadas de velocidade. Ele fez de 60 a 100 km/h, em Drive, em 5,3 s, enquanto o Hyundai precisou de 5,8 s.

Os dois são equipados com motor 1.0 turbo, com 12 válvulas e comandos variáveis na admissão e no escape. O Onix tem 116 cv a 5.500 rpm e 16,8/16,3 kgfm a 2.000 rpm. O HB20 tem 120 cv a 6.000 rpm e 17,5/17,5 kgfm a 1.500 rpm.

A transmissão é sempre automática, com conversor de torque, de seis marchas, e a opção das trocas manuais nas alavancas. Mas o sistema da GM, que usa um botão +/-, é mais difícil de operar que o da Hyundai, que basta deslocar a alavanca para o lado e depois movimentá-la para a frente + e para trás -.

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Ao volante, o HB20 oferece uma posição de dirigir mais correta e fácil de achar (embora os dois tenham volante com ajuste de altura e profundidade e banco do motorista com ajuste de altura). Dinamicamente, o HB20 parece ligeiramente mais equilibrado, em razão de sua suspensão mais firme que a do Onix e da direção mais precisa.

Onix
Porta-malas do Onix leva 275 litros. Há duas tomadas USB (somente para carga) na traseira. As rodas de liga leve são de 16 polegadas. Motor 1.0 T gera 116 cv (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Olhando para as medições do nível de ruído interno, há pouca variação entre os hatches em função de isolamento ou aerodinâmica. Mas o motor do HB20 nos pareceu mais àspero.

Outra área em que os dois hatches se equivalem é no acabamento. Tirando o fato de os bancos do Chevrolet imitarem couro, nos demais itens os carros empatam em qualidade de materiais e das peças bem acabadas.

Os dois têm central multimídia com tela de 8 polegadas, compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, e visor digital auxiliar no painel de instrumentos, com computador de bordo. O HB20 tem a ar-condicionado com mostrador digital, apenas, enquanto o do Onix é automático, com seleção de temperatura e integrado à central multimídia.

No estilo, porém, existe uma grande diferença. Por fora, o Onix tem um conjunto mais previsível, mas também mais harmonioso, com vincos discretos mas sofisticados; enquanto o HB20 reúne muitos recortes em ângulos fechados e vincos marcados em um conjunto mais confuso, com destaque (negativo) para a grade dianteira com a parte superior em arco, com as extremidades apontando para baixo. Por dentro, ocorre o contrário, o design do Chevrolet é mais rebuscado (sem radicalismo) e o do Hyundai mais contido.

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HB20
A capacidade do porta-malas do HB20 é de 300 litros. O câmbio tem trocas na alavanca. As rodas de liga leve são aro 15. Motor 1.0 T gera 120 cv de potência (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Apesar do estilo, no entanto, levando em conta que o visual pode ser uma questão de gosto, por custar menos, ser mais seguro e manter uma disputa equilibrada com o Onix em desempenho e consumo, o HB20 vence o comparativo.

VEREDICTO

O visual do Onix faz melhor figura onde chega, mas o HB20 custa menos, tem cinco anos de garantia e conta com importantes equipamentos de segurança.

Testes de desempenho e consumo

Chevrolet Onix Premier Hyundai HB20 Evolution
Aceleração
0 a 100 km/h 10,7 s 9,7 s
0 a 1.000 m 32,6 s – 161,2 km/h 31,3 s – 164,8 km/h
Velocidade máxima n/d * n/d *
Retomadas
D 40 a 80 km/h 4,5 s 4,4 s
D 60 a 100 km/h 5,3 s 5,8 s
D 80 a 120 km/h 7,3 s 7,4 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 14,7/26,3/59,1 m 14,2/24,5/55,1 m
Consumo
Urbano 11,8 km/l 12,6 km/l
Rodoviário 17,9 km/l 15,3 km/l
Ruído interno
Neutro/RPM máx. 38/65 dBA 41,8/62 dBA
80/120 km/h 62,9/69,7 dBA 62,8/68,9 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h 95 km/h 97 km/h
Rotação do motor
a 100 km/h em 5a marcha
2.100 rpm 2.200 rpm
Volante 2,7 voltas 2,8 voltas
SEU Bolso
Preço básico R$ 82.290 R$ 78.890
Concessionárias 540 211
Garantia 3 anos 5 anos
Revisões até 60.000 km R$ 3.380 R$ 3.461
Seguro R$ 1.110 R$ 1.041

Condições de teste: alt. 660 m; temp., 35/27°C; umid. relat., 44/47%; press., 1.012/1.014 mmHg

 

Ficha técnica – Chevrolet Onix Premier 1.0 turbo: 

  • Motor: flex, diant., transv., 3 cil., 12V, turbo, comando de válvulas variável na admissão e no escape, 999 cm³, 116 cv a 5.500 rpm, 16,8/16,3 kgfm a 2.000 rpm
  • Câmbio: automático, 6 m., tração dianteira
  • Direção: elétrica
  • Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
  • Freios: disco ventilado (diant.), tambor (tras.)
  • Pneus: 195/55 R16 Peso: 1.045 kg
  • Dimensões: compr., 416,3 cm; larg., 173 cm; alt., 147,6 cm; entre-eixos, 255 cm; porta-malas, 275 l; tanque de comb., 44 l

Ficha técnica – Hyundai HB20 Evolution 1.0 T-GDI: 

  • Motor: flex, diant., transv., 3 cil., 12V, turbo, comando de válvulas variável na admissão e no escape, 998 cm³, 120 cv a 6.000 rpm, 17,5 kgfm a 1.500 rpm
  • Câmbio: automático, 6 m., tração dianteira
  • Direção: elétrica
  • Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
  • Freios: disco ventilado (diant.), tambor (tras.)
  • Pneus: 185/65R15 Peso: 1.062 kg
  • Dimensões: comprimento, 394 cm; largura, 172 cm; altura, 147 cm; entre-eixos, 253 cm; porta-malas, 300 l; tanque de combustível, 50 l
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