Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Pente-fino

Por Péricles Malheiros 60 315 km Por padrão, todo carro que integra a frota de Longa Duração passa duas vezes pelo campo de provas, em Limeira (SP). Aos 1 000 km e aos 60 000 km, eles são submetidos a um teste completo, com provas de aceleração, retomada de velocidade, consumo de combustí­vel (urbano e […]

Por Redação
14 mar 2014, 13h56
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Por Péricles Malheiros

    60 315 km

    Por padrão, todo carro que integra a frota de Longa Duração passa duas vezes pelo campo de provas, em Limeira (SP). Aos 1 000 km e aos 60 000 km, eles são submetidos a um teste completo, com provas de aceleração, retomada de velocidade, consumo de combustí­vel (urbano e rodoviário), frenagem e medição de nível de ruído interno. “A comparação dos testes inicial e final nos ajuda a concentrar a atenção em pontos específicos no desmonte”, diz o editor Péricles Malheiros.

    No caso do Onix, a análise revelou um carro mais solto nas acelerações e retomadas e mais seguro nas frenagens. A compara­ção mostrou ainda que, apesar de mais disposto no fim da jornada, o Onix manteve o apetite sob controle: os números de consumo de etanol são praticamente os mesmos da estreia.

    Continua após a publicidade

    Com o passar do tempo – e dos quilômetros -, o Onix ficou ligeiramente mais ruidoso. Nada alarmante. Apesar de importante, o confronto dos testes de 1 000 e 60 000 km é insuficiente para aprovar ou reprovar um carro: “No desmonte mais recente, do Eco­Sport, a avaliação também indicava uma melhora, mas, com o motor aber­to, encontramos problemas graves”, afirma Fabio Fukuda, nosso consultor técnico e responsável pelos desmontes dos carros de Longa Duração.

    Fukuda e Malheiros se revezam ao volante durante os últimos quilôme­tros. “Esse contato é outra boa ferra­ menta de análise. No pente-­fino final, tudo é reavaliado”, diz Malheiros. Fukuda concorda: “Tenho um circuito­ ­padrão capaz de revelar ruídos de acabamento interno e suspensão. Ao detectar a origem, dou especial aten­ção a esses pontos no desmonte”.

    Consumo

    No mês (42,3% na cidade) – Etanol 7,4 km/l
    Desde jan/13 (26,5% na cidade) – Etanol 9 km/l

    Principais ocorrências

    31 586 km Para-sol do lado do motorista sem trava
    39 252 km Palhetas dianteiras ressecadas
    47 763 km Luz de injeção acesa

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou
    ou ainda

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.