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Porsche Cayenne Turbo GT é utilitário Gran Turismo extremamente rápido

Batedor de recordes em pista, o Turbo GT é o Cayenne mais rápido de todos os tempos. E se comporta como se fosse um cupê, apesar do porte e do peso

Por Guilherme Fontana | Fotos Fernando Pires
Atualizado em 11 ago 2022, 17h03 - Publicado em 11 ago 2022, 17h00
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  • Este é o Porsche Cayenne mais rápido da história. Mas não apenas isso: ele é o SUV recordista em tempo de volta em dois templos do automobilismo: Nürburgring e Interlagos. Ele é também o primeiro SUV da marca a ganhar a sigla GT, à qual somente os Porsche mais extremos têm direito.

    E, justificadamente, é a versão do Cayenne mais cara de todos os tempos. Eis o Cayenne Turbo GT, que pode ser seu a partir de R$ 1.325.000.

    Porsche Cayenne GT
    Nova versão é sempre na carroceria cupê do SUV (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Não é difícil distinguir esse SUV mais que esportivo. Ele é sempre baseado na carroceria cupê e tem exclusividades como os para-choques e as rodas de 22 polegadas, que são douradas. Caso você prefira a discrição dos tons cinza ou preto, terá que desembolsar mais R$ 4.194.

    Porsche Cayenne GT
    Porsche Cayenne Turbo GT (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Na traseira, as duas saídas de escape são centralizadas e há um grande aerofólio no teto com abas laterais de fibra de carbono – mesmo material da capa dos retrovisores e do difusor traseiro. Um segundo aerofólio na base do vidro traseiro é dinâmico e se ergue automaticamente em velocidades mais altas para ajudar no downforce, ou seja, para grudar ainda mais o carro ao chão.

    Porsche Cayenne GT
    Alcantara está presente até no volante (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Por dentro, o Cayenne Turbo GT capricha em tudo o que pode, com Alcantara e couro por todos os cantos, detalhes em amarelo e dourado, além de uma grande central multimídia unida ao sistema de som 3D da Burmester, com 1.455 watts, 21 alto-falantes e um subwoofer ativo com amplificador.

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    Porém, apesar de uma extensa lista de itens de série, também há opcionais. Entre eles: head-up display (R$ 11.210), assistente de visão noturna (R$ 16.952), assistente de permanência em faixa (R$ 5.378) e para-brisa aquecível (R$ 3.647).

    Porsche Cayenne GT
    Quadro de instrumentos tem visores digitais, mas o clássico conta-giros é analógico; seletor de modos de condução é giratório (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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    Mesmo que, por alguns momentos, seu motorista possa se esquecer, este Cayenne é um SUV. Assim, tem bom espaço interno para quatro pessoas (o assento central traseiro é substituído por um porta-objetos) e um porta-malas de 549 litros.

    O Cayenne Turbo GT é equipado com motor V8 4.0 biturbo de 640 cv e 86,7 kgfm, sempre com câmbio automático de oito marchas e tração integral. Ele não é o mais potente da linha, posto que pertence ao Cayenne Turbo S E-Hybrid, com seus 680 cv.

    Porsche Cayenne GT
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Porém, o Turbo GT é o mais rápido graças a uma série de alterações. Segundo a Porsche, ele vai de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e chega aos 300 km/h. O irmão híbrido faz a mesma aceleração em 3,8 segundos e pode atingir os 295 km/h.

    Sobre os recordes mencionados no início, o modelo levou 7m38s para completar o percurso no circuito de Nürburgring e 1m38s o de Interlagos. É o SUV mais rápido que já rodou nessas pistas até onde se sabe (pode ser que outras filiais da Porsche tenham feito o mesmo em pistas de seus países).

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    Cayenne GT
    Suspensão é mais baixa e rodas são de 22 polegadas (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Esse desempenho é possível graças a especificações de chassi, suspensão (2 cm mais baixa), rodas e pneus (com cambagem negativa de 0,45o e eixo traseiro esterçante), e alívio de peso.

    Neste último entram componentes como o teto, que é de fibra de carbono, e o sistema de escape de titânio, que, segundo a marca, pesa 18 kg a menos em relação a um sistema convencional. O motor é o mesmo que equipa outros modelos do Grupo VW, mas com ajustes exclusivos em turbinas, virabrequim, injeção, admissão e arrefecimento.

    Porsche Cayenne GT
    Bancos dianteiros são esportivos e, atrás, há muito espaço para quatro ocupantes; porta-malas de 549 litros é generoso (FErnando Pires/Quatro Rodas)

    Nada disso é por acaso, muito menos a sigla GT. O Cayenne mais extremo deixa muito claro que foi feito para as pistas com um acerto de suspensão rígido que chega a incomodar quando se roda no dia a dia, mas que permite que ele faça curvas quase como um 911 – mas é claro: é preciso respeitar suas dimensões e seus mais de 2.220 kg.

    As acelerações beiram a insanidade, especialmente pelo ronco do motor (certamente um dos mais bonitos, empolgantes e escandalosos presentes em um carro de rua). Para melhorar, nos modos de condução mais esportivos, a cada troca ou redução de marcha há estouros ou borbulhos nos escapamentos.

    A direção direta ajuda na agilidade urbana do grande SUV e na precisão em pistas, enquanto o câmbio tem trocas rápidas e certeiras em todos os modos de condução.

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    Porsche Cayenne GT
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

     

    São quatro opções: Individual, que permite configurar individualmente parâmetros como suspensão, motor, câmbio e direção; Normal, mais amigável, com trocas suaves de marcha e permanência em baixa rotação; Sport, que apimenta a condução; e Sport Plus, recomendado para as pistas por manter o giro do motor alto, enrijecer a suspensão e ser agressivo demais para uso urbano.

    Em resumo, o Porsche Cayenne Turbo GT até pode ser utilizado para deslocamentos urbanos e rodoviários, mas oferece demais para ficar parado no trânsito e clama, a todo tempo, para ser levado a um circuito fechado. Lá, sim, ele se sente muito à vontade e a diversão é garantida.

    Porsche

    Veredicto Quatro Rodas

    Um legítimo superesportivo, o Cayenne Turbo GT é basicamente um SUV feito para as pistas, mas com um ingresso em mãos para visitar as ruas.

    Ficha Técnica

    Preço: R$ 1.325.000
    Motor: gas., dianteiro, V8, 32V, biturbo, 3.996 cm³, 640 cv a 6.000 rpm, 86,7 kgfm a 2.300 rpm
    Câmbio: autom., 8 m., tração integral
    Suspensão: multibraços, pneumática nos dois eixos
    Direção: elétrica, 11,6 m (diâmetro de giro)
    Freios: disco de carbono-cerâmica
    Pneus: 285/35 R22 (diant.), 315/30 R22 (tras.)
    Dimensões: comprimento, 494,2 cm; largura, 199,5 cm; altura, 163,6 cm; entre-eixos, 289,5 cm; porta-malas, 549 l; tanque de combustível, 90 l; peso, 2.220 kg

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