A estratégia de vender duas gerações de um mesmo modelo não é algo inédito na indústria, nem mesmo no segmento de picapes. No Brasil tivemos duas gerações da Fiat Strada à venda até o ano passado. Nos Estados Unidos, essa manobra é comum entre as picapes grandes como forma de atrair o público frotista ou o consumidor com menor poder aquisitivo.
É isso que está por trás do lançamento da Ram 1500 de quarta geração, batizada de “Classic”, no Brasil. Trata-se da geração lançada em 2008 e que vem conviver com Ram 1500 Rebel de quinta geraçã.
Isso será possível, pois seu preço estará mais próximo das versões topo de linha das picapes médias, entre elas, Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger e Volkswagen Amarok. Ou seja: custará algo muito mais próximo dos R$ 350.000 do que dos R$ 456.990 cobrados pela Ram 1500 Rebel.
O que é a Ram Classic?
A picape ainda é vendida nos EUA e responde por quase 20% das vendas da RAM por lá. Produzida no México (a 1500 Rebel é fabricada nos EUA), terá preço mais acessível por pagar menos impostos.
Mas seu preço só será divulgado em 15 de setembro, quando a Ram Classic chegará às lojas na versão Laramie, com acabamentos cromados. Já a Laramie Night Edition, com detalhes na cor preta, chegará em breve.
O design da Ram Classic se destaca pelos faróis que ficam em posição abaixo da linha superior da grade e que surgem como uma continuação natural dos para-lamas. Destaque para o capô mais “musculoso” com duas entradas de ar falsas ao centro, algo exclusivo para os mercados da América Latina.
Os faróis têm projetor de dupla função, mas são halógenos: há led apenas para as DRLs e nas lanternas traseiras, formadas por 15 lâmpadas de led. Na traseira, também chamam atenção o nome da marca em alto relevo tomando boa parte da tampa da caçamba e as duas saídas de escapamento.
As rodas de alumínio de 20 polegadas têm desenho atraente com cinco raios e contribuem com o estilo esportivo da picape.
Maior em volume e menor em capacidade
Com 1.424 litros de capacidade volumétrica, a caçamba da Ram Classic só não é maior do que a da Ram 3500. Mas, a capacidade de carga decepciona, é praticamente metade da que oferece as picapes médias, com 531 kg. É menos do que oferece a Fiat Strada que chega aos 720 kg quando com cabine simples.
Porém, a Ram Classic consegue rebocar pouco mais de 3,5 toneladas, tornando-a a picape “média” com a maior capacidade de reboque. Inclusive a preparação para o gancho de reboque é de fábrica.
A mais potente
Com o mesmo motor da irmã 1500 Rebel, o V8 5.7 HEMI a gasolina que rende até 400 cv, a Ram Classic passa a dividir o título de picape mais potente do Brasil.
Entre as rivais, apenas a VW Amarok V6 turbodiesel chega mais perto em termos de potência entregando 258 cv. A líder em vendas, Toyota Hilux, com motor turbodiesel 2.8 litros rende até 224 cv.
O propulsor HEMI a gasolina é histórico e suas câmaras de combustão hemisféricas justificam o nome de batismo. É utilizado pela marca há mais de 50 anos em diversas gerações
E nessa geração tem algumas tecnologias de economia de combustível. Caso do sistema de desativação de cilindros (MDS), no qual a central eletrônica corta a alimentação de combustível, as faíscas das velas e fecha as válvulas de admissão e escape em quatro dos oito cilindros durante acelerações leves, como em velocidades constantes na cidade ou estrada, quando a potência total não é necessária.
Segundo a Ram, essa desativação pode representar uma redução de consumo de até 20%. Também colabora com a eficiência, a sincronização do eixo de comando variável das válvulas. Isso reduz o trabalho de bombeamento do motor por meio de um fechamento retardado da válvula de admissão, aumentando o processo de expansão da combustão.
O propulsor aspirado está acoplado a uma caixa automática de oito marchas TorqueFlite eletrônica e as trocas de marcha podem ser feitas por um botão seletor rotativo no console central.
Como anda a nova Ram Classic?
Não é difícil concluir que a combinação de um motor V8 de 400 cv com uma picape que pesa um pouco mais que uma Ford Ranger é no mínimo emocionante. Até porque tem o dobro da potência das Ranger 3.2.
De acordo com a Ram, a Classic vai de 0 a 100 km/h em apenas 7,7 segundos. Se esse tempo se confirmar em nossa pista, ela será a mais rápida do segmento.
E toda essa agilidade e potência são sentidos ao volante de várias formas. A invasão do ruído do motor V8 na cabine te instiga a acelerar mais e traz uma sensação de empoderamento, beneficiada pela posição bem elevada da direção.
E é possível afirmar que é factível que o motor HEMI leve a Ram com mais de 2,5 toneladas da imobilidade até os 100 km/h em menos de oito segundos. Na prova de arrancada que a marca promoveu na pista, alcancei essa marca já na primeira passagem.
As frenagens foram eficientes e os freios a disco nas quatro rodas são fundamentais para garantir a segurança. Só ela, a Nissan Frontier e VW Amarok V6 têm discos sólidos no eixo traseiro, as demais são equipadas com freios a tambor.
O conjunto de suspensão também cumpre bem o seu papel, porém a carroceria rola um pouco nas curvas, mas é um comportamento esperado em uma picape com essas dimensões.
A vida a bordo poderia ser mais privilegiada como acontece com outras picapes da linha Ram. A central multimídia tem apenas 8,4” e o acabamento não é tão esmerado e não há diversidade de materiais como em outras Ram. O plástico rígido predomina, mas a textura é agradável e as peças são bem encaixadas.
O espaço traseiro é bom, mas o assoalho não é plano como na geração mais recente, o que ajuda a explicar que o assento para o passageiro do meio seja mais curto. Mas é possível levar cargas ali levantando o assento e abrindo uma espécie de tampão que torna o assoalho plano.
Nem tão equipada assim
A Ram Classic chega pra ser uma alternativa as picapes médias do mercado, porém ela é menos equipada em termos de segurança. Se limita aos seis airbags, assistente de partida em rampa, controles de tração e estabilidade e controle de oscilação do reboque.
Mas não há tecnologias de auxílio ao condutor como frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo e assistente de permanência em faixa, itens que estão presentes nas versões topo de linhas de Ford Ranger e Toyota Hilux.
Portanto, a Ram Classic leva vantagem por ser mais potente, espaçosa e puxar mais peso, mas tem a menor capacidade de carga e não traz tecnologias de segurança ativa, que já são quase um padrão da categoria. Também não tem algo muito requisitado pelos picapeiros: o motor a diesel.
Ficha técnica – Ram Classic
Motor: gasolina, dianteiro, longitudinal, V8, 16V, 5.654 cm3; 400 cv a 5.600 rpm, 56,7 kgfm a 3.950 rpm
Câmbio: automático, 8 marchas, tração 4×4
Suspensão: duplo A (dianteira) / eixo rígido, five-link (traseira)
Freios: disco ventilado (dianteiro) / disco sólido (traseiro)
Direção: elétrica,
Rodas e pneus: liga leve, 275/60 R20
Dimensões: comprimento, 581,6 cm; largura, 201,7 cm; alt., 197 cm; entre-eixos, 357 cm; peso, 2.553 kg; tanque, 98 l; caçamba, 1.424 l; capacidade de carga, 531 kg