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Impressões ao dirigir: Range Rover Sport SVR

O modelo é o utilitário esportivo mais potente da marca e inaugura a divisão esportiva da empresa britânica

Por Ulisses Cavalcante
Atualizado em 27 fev 2017, 15h30 - Publicado em 15 jul 2015, 14h26
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  • O motor é o mesmo do Jaguar F-Type R, um V8 5.0 de 550 cv
    O motor é o mesmo do Jaguar F-Type R, um V8 5.0 de 550 cv ()

    Se você pedir a uma criança que desenhe um SUV, possivelmente os traços lembrarão um Range Rover Sport. As linhas do modelo são as que mais bem representam a essência da categoria: um veículo grande, espaçoso, elevado e multiuso, feito para ir aonde o dono quiser – daí a alcunha “utilitário esportivo”.

    Mas a versão SVR é a menos utilitária de todas. E também a mais esportiva já feita.

    Parece que este elefante criado por jaguares não sabe o que é, como a personagem Ellie, do filme A Era do Gelo 2. Sem percepção de seu tamanho, a mamute se comporta como os gambás que a criaram.

    De forma semelhante, o Range Rover Sport SVR tem convicção de que é um felino. Vai de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos, diz a fábrica, quase o mesmo que seu irmão, o Jaguar F-Type R (4,3 segundos).

    Cromados foram substituídos por preto brilhante, mais sinistro
    Cromados foram substituídos por preto brilhante, mais sinistro ()
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    O parentesco pode não ser óbvio, mas eles dividem o coração: um V8 5.0 de 550 cv. Esse motor tem fôlego para impulsionar os 2 335 kg do monstro com praticamente a mesma agilidade do cupê.

    Na pista, o SVR faz jus à genética. Marcou 8min14 em Nürburgring, tempo que lhe permite andar lado a lado com um Mercedes C 63 AMG ou um Porsche Boxster S.

    Para transformar o Range Rover Sport em um SUV de corrida, a Land Rover inaugurou a SVO (Special Vehicle Operations), uma divisão criada para concorrer com as preparadoras das marcas premium, como AMG (Mercedes), M (BMW) e RS (Audi).

    O Range Rover foi o primeiro a receber o logotipo da SVO
    O Range Rover foi o primeiro a receber o logotipo da SVO ()
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    Todos os modelos modificados pelo setor receberão o logotipo SVR, atestando a linhagem nobre. E o Range Rover é o primeiro de uma safra esportiva que abrangerá outros modelos, incluindo os Jaguar.

    A SVO modificou o acerto do chassi para aumentar a rigidez torcional e trabalhou na suspensão pneumática, visando à redução de rolagem nas curvas. Os freios receberam discos maiores — peças de 15 polegadas na dianteira e pinças de seis pistões fornecidas pela Brembo.

    O câmbio automático de oito marchas foi recalibrado para trabalhar com agilidade. Em relação ao Range Rover Sport, a marca divulga que as trocas são 50% mais rápidas. E a caixa é capaz de reconhecer curvas, evitando mudanças dentro delas, situação que poderia desequilibrar a carroceria.

    Interior é forrado por couro e fibra de carbono, com painel de instrumentos totalmente digital
    Interior é forrado por couro e fibra de carbono, com painel de instrumentos totalmente digital ()
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    Além disso, no modo manual, quando o giro do motor chega ao limite de rotação, não há trocas automáticas. Em vez disso, ocorre o corte de giro —como no Jaguar.

    Mas a busca pela performance no asfalto não comprometeu a capacidade fora de estrada do veículo. Na lama, o SVR se comporta como um legítimo Land Rover. Com o Terrain Response ajustado para off-road, a suspensão sobe e aumenta o vão livre para 27,2 cm. Assim, esse velocista pode submergir a até 85 cm.

    Suspensão a ar eleva o vão livre e encara até lamaçal, se precisar
    Suspensão a ar eleva o vão livre e encara até lamaçal, se precisar ()

    Em qualquer condição, o motorista não precisa se preocupar com a distribuição de tração entre os eixos. De forma independente, o carro aciona a reduzida e ajusta o regime de tração a cada tipo de piso (lama, pedra, areia ou asfalto). São qualidades comuns aos demais veículos da marca.

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    Mas há um comando exclusivo do SVR. Junto ao câmbio, um botão com a gravura de uma saída de escape modifica o som do motor. O recurso incrementa o rugido do mamute, alterando o fluxo de gases de exaustão por meio de um sistema eletromecânico.

    O outro dote esportivo está na cabine: os bancos dianteiros e traseiros são do tipo concha. Por isso, os assentos roubam espaço do ocupante do meio. Assim, no Sport SVR, só quatro viajam com conforto.

    Bancos concha na frente e na traseira
    Bancos concha na frente e na traseira ()

    Isso não ocorre no Sport comum, que leva cinco e também não faz feio ao acelerar. Em 2013, QUATRO RODAS cravou 4,9 segundos no 0 a 100 km/h. E com uma ressalva: na época, o V8 5.0 gerava 40 cv a menos.

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    Chamativo, o SVR tem cara de mau. Não há cromados. Os faróis de longo alcance nas laterais do parachoque dianteiro deram espaço a uma enorme grade de refrigeração. Os faróis têm máscara negra e as peças plásticas foram cobertas por acabamento preto brilhante, incluindo a inscrição “Range Rover” no capô. Na traseira, o logo da Land Rover dá lugar ao emblema SVR. É um atestado de pedigree. Só falta definir a raça.

    VEREDICTO

    É o melhor SUV da marca: valente na terra, incrível no asfalto, prazeroso ao volante e muito confortável. Além de oferecer mais exclusividade que um Sport normal.

    Motor diant., long., V8, 32V
    Cilindrada 4 999 cm³
    Diâmetro x curso 92,5 x 93 mm
    Potência 550 cv a 6.000 rpm
    Torque 69,3 mkgf a 2 500 rpm, supercharger, injeção direta
    Câmbio aut. seq., 8 marchas, 4×4
    Dimensões comprimento, 485 cm; altura, 184,5 cm; largura, 201,9 cm; entre-eixos, 292,3 cm
    Peso 2.335 kg
    Tanque 105 litros
    Suspensão dianteira braços duplos, molas a ar
    Suspensão traseira multilink, molas a ar
    Freios discos vent. nas 4 rodas
    Direção elétrica
    Pneus 275/45 R21
    Equipamentos controle de estabilidade ativo, rodas de 21 pol, bancos concha, freios Brembo, couro legítimo
    0 a 100 km/h 4,7 s
    Velocidade máxima 260 km/h (limite eletrônico)
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