Por Péricles Malheiros
22.620 km
Quando o Up! estreou por aqui, em junho de 2014, relatamos a experiência ruim que tivemos na concessionária Amazon, onde o responsável pela entrega do veículo novo pediu caixinha após nos fazer esperar 1h45 além do horário combinado. Pensamos: “Será que o atendimento vai ser sempre assim?”. Mas aí veio a revisão de 10 000 km e nada de problema. Ao contrário: além de aplicar os serviços e cobrar o valor sugerido pela fábrica, a autorizada Brasilwagen descobriu que a tampa do reservatório do fluido de freio estava mal fechada. E não é que agora, aos 20 000 km, a concessionária Green repetiu a dose? Além do lubrificante e filtros (de óleo, combustível e ar), com troca estipulada no plano de manutenção, o consultor técnico recomendou a substituição do filtro de cabine. Argumentamos que a troca é prevista apenas a cada 30 000 km. “É verdade, mas a inspeção é realizada em todas as revisões e encontrei o filtro do seu carro bastante obstruído. Se quiser trocar só na próxima revisão, tudo bem, mas minha obrigação é avisar, pois se trata de uma questão de saúde”, explicou o consultor técnico. Autorizamos a substituição (ao custo de R$ 67) e, com o filtro em mãos, constatamos que a afirmação procedia: 20 000 km de ar poluído foram demais para ele.
CONSUMO
No mês: 10 km/l com 20,6% de rodagem na cidade
Desde jun/14: 9,8 km/l com 40,6% de rodagem na cidade
Combustível: etanol
GASTOS NO MÊS
Combustível: R$ 810, 07