Por Péricles Malheiros
23 983 km
Coincidentemente, nossos hatches Etios e Onix de Longa Duração passaram pela revisão dos 20 000 km no último mês. Foi a deixa para uma comparação imediata da qualidade e do preço dos serviços prestados pelas redes Toyota e GM.
Com 20 002 km no hodômetro, o Onix foi deixado aos cuidados da concessionária paulistana Anhembi. Com ele, uma pequena lista de solicitações: pneus dianteiros com ruído de rolagem, chiado nos freios e desalinhamento dos esguichadores de água do para-brisa. Ao final, nenhum de nossos pedidos foi atendido: “Os pneus são ruidosos mesmo. Demos uma volta com o carro e não ouvimos o tal chiado dos freios. Quanto ao lavador, não há regulagem de posição dos jatos”, disse o consultor que nos atendeu. Conclusão: nenhum dos poucos pontos anotados do diário do Onix foi resolvido. E, pior, entraram na conta de “características do projeto”. Na Toyota, detectaram (e solucionaram) pontos não levantados por nenhum dos motoristas que se revezaram ao volante do nosso Etios, como o filtro de cabine saturado.
A revisão do Onix e do Etios é parecida: em ambos são previstas as trocas de lubrificante do motor e filtros de combustível e óleo, mas apenas no Chevrolet é trocado também o filtro de cabine – no Toyota, a verificação detectou a necessidade de sua troca, por 47 reais. Solicitamos, como é de praxe nos carros de Longa, alinhamento, balanceamento e rodízio. No fim das contas, desembolsamos um total de 368 reais na segunda parada do Etios e de 618 reais na do Onix – ou seja, valor 67,9% maior.
Ao colocar o HB20 na comparação de valores de manutenção, a desvantagem do Onix fica clara: sua cesta de revisões até 60 000 km sai por 2840 reais, ante 1756 do Hyundai e 1636 do Etios. O custo de vida do Chevrolet, assim, fica mais próximo do Eco (2924 reais), um SUV de categoria muito superior à dos hatches. Pouco podemos falar sobre o estreante 208, sem histórico de vida na rede.
Consumo
No mês (29,9% na cidade) – Etanol 8,5 km/l
Desde jan/13 (37,5% na cidade) – Etanol 8,6 km/l
Diário
O hatch em Itatiba, no interior paulista