Testamos: GWM Ora 03 anda mais e entrega mais que o BYD Dolphin?
Testamos o GWM Ora 03 GT, topo de linha do compacto elétrico, que chega com estilo, qualidade e conteúdo, para agitar o já revolto mar do mercado nacional
A GWM disse, no início de sua operação no Brasil, que os carros elétricos não eram prioridade em seus planos por aqui. Porém, após algumas clínicas e fortes movimentações no mercado, a marca rapidamente mudou de ideia e apresentou o Ora 03, um compacto estiloso que chega como o primeiro GWM elétrico do país, já com a pretensão de ser produzido por aqui nos próximos anos.
Mais do que isso, ele não esconde que tem uma presa em vista: o BYD Dolphin. Mas será o Ora 03 páreo para o carro elétrico que é o mais vendido do mercado brasileiro?
O GWM Ora 03 chega em duas versões: Skin (R$ 150.000) e GT (R$ 184.000). Há também a série especial Copacabana, baseada na Skin, limitada a 200 unidades e que sai por R$ 150.000 (ou R$ 160.000, com teto solar panorâmico).
Como comparação, o BYD Dolphin parte de R$ 149.800 e chega aos R$ 179.800 na versão Plus. Levamos para a pista a versão mais cara do GWM, que traz equipamentos e visual exclusivos e autonomia estendida.
O Ora 03 GT leva o mesmo motor de 171 cv e 25,5 kgfm das demais versões, mas se diferencia pela bateria maior, de 63 kWh, contra 48 kWh da versão Skin. Com estes números, o Ora 03 tem desempenho esportivo e empolgante, com acelerações rápidas e arrancadas abruptas – com direito a controle de largada na versão GT.
Em nossa pista, ele acelerou de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos, empatado com os 8,2 segundos divulgados pela fábrica. E atingiu 166,6 km/h de velocidade máxima, embora oficialmente o GWM seja limitado eletronicamente em 160 km/h, para economizar bateria.
A autonomia projetada é de 319 km no padrão Inmetro. E na hora de frear, o GT parou com equilíbrio e em espaços apenas dentro da média. Vindo a 80 km, precisou de 26,1 metros para parar.
As unidades do modelo destinadas ao Brasil têm as mesmas especificações mecânicas das vendidas na Europa. Ou seja, ele chega por aqui com um ótimo acerto de suspensão, mais firme e estável, que combina com sua proposta esportiva. Se o ajuste dá prazer ao dirigir, faz sentir mais as imperfeições do solo, porém.
A direção também tem vocação esportiva e garante a diversão por ser direta, mas teria uma condução ainda melhor se o volante fosse menor e o aro, mais grosso. Como está, combina com o estilo retrô do interior, mas justamente por isso passa uma sensação de ultrapassado.
Para alterar os parâmetros de condução, há os modos Eco, Normal, Esportivo, Esportivo+, Automático e Individual, além dos modos exclusivamente de direção, Conforto, Normal e Esportivo.
Apesar do escorregão do volante, o interior do Ora 03 GT é caprichado. Há evidente cuidado no acabamento, com materiais de bom toque e aparência, vãos regulares entre as peças e variedade de brilhos e texturas.
O painel é todo revestido de material que imita couro, com a parte superior emborrachada. Nos apoios de braço das portas há peças que imitam aço escovado, enquanto, próximo ao seletor giratório do câmbio, há outra textura listrada.
As saídas de ar compondo um elemento único alargam visualmente o interior do compacto, e os comandos do ar remetem aos dos Mini, mas não combinam com nenhum outro elemento. O destaque de modernidade vem com as telas de 10,25” do quadro de instrumentos e da central multimídia, que tem Android Auto e Apple CarPlay sem fio. No GT, a combinação de cores de painel e bancos é sempre a mesma.
Entre os equipamentos, o Ora 03 GT tem uma lista extensa. Há faróis e lanternas full-led, sete airbags, câmera 360o, ar-condicionado digital automático, alerta e frenagem em tráfego cruzado dianteiro e traseiro, piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, alerta de pontos cegos, leitura de placas de velocidade, assistente de permanência e centralização de faixa, e teto solar panorâmico elétrico.
Há ainda sistema Smart-Start – em que o motorista não precisa pressionar nenhum botão para ligar o carro (basta entrar no veículo portando a chave) –, sistema de estacionamento autônomo, tampa do porta-malas elétrica e carregador de celular por indução.
Já o espaço não causa tanta empolgação. Quem vai atrás tem vaga apenas suficiente, desde que não tenha mais de 1,80 m. O túnel central é baixo e permite acomodar um terceiro passageiro, mas o Ora 03 não oferece espaço lateral sufiente para três.
Atrás, há apenas uma porta USB e nada de saída de ar-condicionado. O porta-malas vai pelo mesmo caminho, com seus tímidos 228 litros, muito menos que os 345 litros do principal concorrente, o Dolphin.
Por fora, o Ora 03 GT tem personalidade, embora demonstre evidentes inspirações em Porsche, Mini e Fusca na dianteira, onde ostenta apenas o logo da linha Ora (um ponto de exclamação) e nada de GWM, assim como acontece com os Haval. A traseira é o ponto alto do estilo e foge de qualquer comparação. Em destaque estão o nome do modelo e da marca, além das luzes de seta e ré no para-choque.
As lanternas com as funções de freios e posição ficam embutidas no vidro traseiro e dispostas em três barras. De lado, as rodas de 18” têm desenho exclusivo com aplique em vermelho e há a identificação GT na lateral do aerofólio.
Outra exclusividade visual da versão está nos para-choques mais esportivos (com direito a um simulador de difusor na traseira, com peças verticais vermelhas, e luz de neblina). Os plásticos de para-choques, saias laterais e para-lamas têm estampa e textura que imita fibra de carbono – um diferencial dispensável.
O Ora 03 GT fica devendo em espaço, mas conquista por tecnologia, acabamento e, principalmente, pela dirigibilidade próxima à de um carro alemão. E isso, na briga contra o Dolphin Plus, pode contar muito.
Veredicto Quatro Rodas
O Ora 03 GT peca em espaço, mas tem tecnologia e estilo de sobra. Mais que isso, é uma alternativa mais divertida ao BYD Dolphin.
Ficha Técnica – GWM ORA 03 GT
Motor: elétrico, dianteiro, 171 cv, 25,5 kgfm
Bateria: íons de lítio, 63 kWh; capac. de recarga, 11/67 kWh (AC/DC)
Câmbio: automático, 1 marcha + ré, tração dianteira
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Direção: elétrica
Freios: disco nas quatro rodas
Pneus: 215/60 R18
Dimensões: comprimento, 425,4 cm; largura, 184,8 cm; altura, 160,3 cm; entre–eixos, 265 cm; porta-malas, 228 l; peso, 1.580 kg
Teste Quatro Rodas – GWM ORA 03 GT
Aceleração | |
0 a 100 km/h | 8,1 s |
0 a 1.000 m | 30,2 s – 166, 6 km/h |
Velocidade máxima | 166,6 km/h |
Retomadas | |
D 40 a 80 km/h | 3,1 s |
D 60 a 100 km/h | 4,1 s |
D 80 a 120 km/h | 5,9 s |
Frenagens | |
60/80/120 km/h a 0 | 14,4/26,1/58,8 m |
Consumo | |
Urbano | n/d |
Rodoviário | n/d |
Ruído interno | |
Neutro/RPM máx. | — /– dBA |
80/120 km/h | 60,3/74,2 dBA |
Aferição | |
Velocidade real a 100 km/h | 99 km/h |
Rotação do motor a 100 km/h | – |
Volante | 2,5 voltas |
Seu Bolso | |
Preço básico | R$184.000 |
Garantia | 5 anos |