Teste: Chevrolet Onix Effect, espírito esportivo
Chevrolet ressuscita a versão Effect para reforçar a liderança do Onix
O Onix será o automóvel mais vendido do país pelo terceiro ano consecutivo. No acumulado de 2017, são mais de 70.000 emplacamentos à frente do vice-líder Hyundai HB20, segundo dados da Fenabrave.
Mexendo em time que está ganhando, a Chevrolet resgatou a versão Effect, cujo apelo é o visual esportivo. A receita segue igual à do Effect lançado três anos atrás.
Inclui kit aerodinâmico (composto por spoilers dianteiro e traseiro e saias laterais), rodas de liga leve de 15 polegadas pintadas de cinza e teto com acabamento em preto brilhante.
Até os adesivos externos mantiveram o mesmo esquema de cores, mas agora são mais discretos.
Sem tantos adereços estéticos, o interior revela detalhes vermelhos em volta das saídas de ar e no volante com base achatada de boa empunhadura (emprestado da Montana), além de costuras vermelhas nos bancos e na coifa do câmbio.
O carro das fotos veio com a cor Vermelho Carmim. A outra tonalidade disponível é a Branco Summit, mais discreta que o rubro.
Generosa, a lista de equipamentos baseada na versão LT inclui ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos nas portas dianteiras e volante multifuncional com regulagem de altura.
Como destaque está a prática central multimídia MyLink com suporte para Android Auto e Apple CarPlay. O equipamento trabalha em conjunto com o sistema telemático OnStar, dotado de serviços de concierge e rastreamento em caso de roubo.
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Assim como a maioria das versões com apelo esportivo, não há mudanças no motor 1.4 Eco (106 cv), associado ao câmbio manual de seis velocidades. Inicialmente não haverá opção de transmissão automática, embora a própria GM tenha admitido essa possibilidade no futuro.
No dia a dia, a direção tem uma calibragem adequada para facilitar manobras de estacionamento e proporcionar segurança em velocidades mais altas. A embreagem é leve e a caixa de engates suaves facilita a vida do motorista.
A sexta marcha, aliás, contribui para os bons números de consumo obtidos na pista de testes: o Onix fez 10,6 km/l na cidade e 16 km/l na estrada.
Se o desempenho não impressiona, o preço mostra-se mais competitivo que o dos competidores. Por R$ 55.490, o Onix Effect é mais barato do que todos seus rivais, como mostra o texto abaixo.
Os esportivos de fachada têm público cativo há décadas
Não é de agora que as montadoras investem em versões com apelo esportivo apenas no visual. Basta lembrar de modelos como o Chevrolet Opala SS4 e o Ford Maverick GT4, nos anos 70, que tinham vários adereços estéticos, mas dispensavam os cobiçados motores de seis e oito cilindros.
Hoje, este nicho é pouco expressivo – representa, por exemplo, só 1,6% das vendas do HB20, segundo dados da consultoria Jato. Além do Onix, há vários modelos que disputam esse mesmo consumidor, mas pelo menos a Chevrolet sai na frente quando o assunto é preço.
O Onix Effect é mais barato do que todos seus concorrentes diretos: Fiat Palio Sporting 1.6 16V (R$ 56.960), Renault Sandero GT Line 1.6 (R$ 57.600), Ford Fiesta SE Style 1.6 (R$ 59.590), Hyundai HB20 R-Spec 1.6 16V (R$ 62.880) e Peugeot 208 Sport 1.6 16V (R$ 64.490).
Com a chegada do Novo Polo, a Volkswagen retirou algumas versões do Fox, entre elas, a Pepper – agora disponível apenas no Up! e Saveiro.
Teste de pista (com gasolina)
- Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,5 s
- Aceleração de 0 a 1.000 m: 34,1 s – 153,6 km/h
- Velocidade máxima: 180 km/h*
- Retomada de 40 a 80 km/h (em D): 7,5 s
- Retomada de 60 a 100 km/h (em D): 12,5 s
- Retomada de 80 a 120 km/h (em D): 19,8 s
- Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0: 17,7 / 29,1 / 71,4 m
- Consumo urbano: 10,6 km/l
- Consumo rodoviário: 16 km/l
Ficha técnica – Chevrolet Onix Effect
- Preço: R$ 55.490
- Motor: gas., diant., transv., 4 cil., 8V, 1.389 cm3; 106/98 cv a 6.000 rpm, 13,9/13 mkgf a 4.800 rpm
- Câmbio: manual, 6 marchas, tração dianteiro
- Suspensão: McPherson (diant.) / eixo de torção (tras.)
- Freios: discos ventilados (diant.) / tambor (tras.)
- Direção: elétrica, 10,4 m (diâmetro de giro)
- Rodas e pneus: liga leve, 185/65 R15
- Dimensões: comprimento, 395,8 cm; altura, 155,4 cm; largura, 173,7 cm; entre-eixos, 252,8 cm; peso, 1.092 kg; tanque, 54 l
- Itens de série: vidros elétricos diant., OnStar, MyLink