O novo Citroën C3 ajuda a entender o futuro dos carros de entrada da Stellantis, especialmente de Citroën, Peugeot e Fiat. Isso porque ele combina a moderna plataforma CMP, de origem francesa, com a mecânica simples e eficiente de origem italiana. É uma receita que veremos, por exemplo, na próxima geração do Fiat Argo.
É bem verdade que o Peugeot 208 1.0 fez esta ponte primeiro, mas o Citroën C3 2023 já nasceu sob a Stellantis e seu projeto, baseado em uma CMP tropicalizada, passou por um intenso retrabalho chancelado pela Fiat, em Betim (MG). Não por acaso, o rodar que passa robustez e até se assemelha ao do Fiat Pulse é um dos pontos positivos que destacamos no vídeo acima.
Elencamos cinco qualidades e cinco defeitos do Citroën C3 Feel 1.0, a versão mais cara equipada com o motor três-cilindros 1.0 Firefly de 75 cv e 10,7 kgfm. Ele custa R$ 78.990, menos que um Fiat Argo Drive 1.0 (R$ 79.690), mas não tem câmera de ré ou sensores de estacionamento, que custam R$ 1.400 no departamento de acessórios.
Bem, a Fiat cobra R$ 1.980 para o Argo ter controles de tração e estabilidade em pleno 2022, ano de Copa do Mundo… No primo Citroën, são equipamentos de série, conforme manda a lei para carros lançados a partir de 2020. Também seguindo a lei, o novo C3 não tem mais que os dois airbags dianteiros.
Sem dar mais spoilers do vídeo, precisamos falar sobre o desempenho do Citroën C3 1.0. Não é um carro rápido, vale adiantar: precisou de 16,4 s para chegar aos 100 km/h, contra 14,2 segundos do Peugeot 208 1.0, dotado do mesmo câmbio manual de cinco marchas.
O consumo, porém, é muito melhor. Em nossos testes padronizados, o C3 1.0 registrou média de 14,1 km/l em regime urbano e 15,8 km/l no rodoviário. O 208 1.0, também testado com gasolina, cravou médias de 11,4 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada. Ou seja, o Citroën faz na cidade exatamente o que o Peugeot faz na estrada, com o mesmo motor.
Essa diferença de comportamento dos dois compactos com a mesma mecânica está relacionada ao escalonamento do câmbio de cada um. O Peugeot 208 têm as três primeiras marchas mais próximas para favorecer, de fato, o desempenho, e trabalha a 3.650 rpm a 120 km/h.
Não foi possível aferir a rotação do C3, pois o mesmo não tem conta-giros, mas seu motor trabalha mais relaxado entre as marchas para favorecer o consumo. Não por acaso, a retomada de 80 a 120 km/h em quinta marcha exigiu intermináveis 39,3 segundos, mais que um intervalo comercial e quase o dobro dos 22 s do 208 na mesma medição.
É uma questão de prioridades. Contudo, faz mais sentido um carro compacto 1.0 ser eficiente do que tentar ser esportivo (em vão). O Citroën C3 1.0 é, no mínimo, coerente.
Teste – Citroën C3 Feel 1.0
Aceleração
0 a 100 km/h: 16,4 s
0 a 1.000 m: 37,9 – 132,9 km/h
Retomadas
40 a 80 km/h em 3ª: 9,4 s
60 a 100 km/h em 4ª: 14,9 s
80 a 120 km/h em 5ª: 39,3 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0: 14/25,2/57,7 m
Consumo
Urbano: 14,1 km/l
Rodoviário: 15,8 km/l
Ruído interno
Neutro/RPM máx.: 46,1/71,8 dBA
80/120 km/h: 69,9/73,6 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h: 93 km/h
Rotação do motor a 100 km/h em 5a marcha: n/d
Volante: 3 voltas
Ficha técnica – Citroën C3 Feel 1.0
Preço: R$ 78.990
Motor:flex, diant., transv., 3 cil., 6V, 999 cm³, 75/71 cv a 6.000 rpm, 10/10,7 kgfm a 3.250 rpm (etanol/gasolina)
Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
Direção: elétrica; diâmetro de giro, 10,5 m
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.) e tambor (tras.)
Pneus: 195/65 R15
Dimensões: comprimento, 398,1 cm; largura, 173,3 cm; altura, 158,6 cm; entre-eixos, 254 cm; porta-malas, 315 l; tanque de combustível, 47 litros
Equipamentos de série: ar-condicionado, 2 airbags, monitoramento de pressão dos pneus, vidros elétricos dianteiros, DRL halógenas, computador de bordo, predisposição para rádio, assistente de partida em rampa