Teste: Ford Territory SEL é (bem) mais barato, mas isso é suficiente?
Por R$ 165.900, o novo SUV mantém as qualidades (e defeitos) da versão topo de linha para enfrentar os líderes do segmento
O novo Ford Territory estreou há pouco no Brasil e QUATRO RODAS já falou da opção mais cara, em pré-venda por R$ 187.900. Mas, além dessa, há outra configuração do SUV, oferecida a R$ 165.900, para tentar conquistar a clientela no nosso mercado.
Quase não dá para reparar as diferenças entre as versões SEL e Titanium – ao menos no visual. Para reconhecer a opção mais barata, basta focar na grade preta, nas rodas um pouco menores (que têm aro 17, em vez de aro 18) e na falta do friso cromado na base das portas.
Uma curiosidade é que, na pista da QUATRO RODAS, houve diferença entre ambas. Isso porque, apesar de 17 kg mais leve (que, convenhamos, é um valor quase insignificante) e 0,3 s mais rápido, o modelo de entrada sofreu nas provas de frenagem e também no consumo, que piorou consideravelmente: as médias caíram a 8,8 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada.
Uma explicação provável para essa variação nos resultados está nos “calçados” escolhidos para cada uma das configurações do SUV, pois o SEL tem pneus Maxxis Bravo HP, contra o conjunto Goodyear Assurance Fuel Max que equipa o modelo topo de linha.
Com mudanças praticamente imperceptíveis, ambos se comportam da mesma maneira: têm bom ajuste de suspensão, com regulagem suficientemente firme para conter as rolagens da carroceria, e, ainda assim, capaz de absorver sem dificuldades boa parte dos buracos.
Essa personalidade um pouco mais esportiva, alinhada aos demais modelos da marca vendidos por aqui, é oposta à preferência do consumidor chinês e foi mérito da nossa equipe de engenharia, que também deixou a calibração do câmbio CVT mais esperta nas reações.
Se não há fôlego de sobra ao Territory (até por conta do peso), também não dá para reclamar que o modelo é apático: o motor 1.5 turbo com injeção direta de gasolina rende 150 cv e 22,9 kgfm. E, para o uso na cidade e até retomadas na estrada, não prega peças no motorista.
Mais perceptível é a economia de R$ 22.000 – e sem precisar tirar itens tentadores, como os faróis full-led ou o teto solar panorâmico. Só que não há ajustes elétricos para motorista, quadro de instrumentos digital, câmeras com 360º ou bancos com aquecimento e ventilação.
Ainda assim, essa é justamente a opção mais defensável do utilitário, já que o SEL manteve as principais qualidades do Territory topo de linha, como o amplo espaço interno (suficiente para cinco adultos viajarem sem apertos) e a bem dinâmica acertada para os brasileiros.
Só que os defeitos também são praticamente iguais – inclusive os preços elevados em relação aos rivais. Prova disso é que, mesmo na configuração de entrada, o SUV continua mais caro que qualquer opção do Jeep Compass com motor 2.0 flex, modelo mais vendido do segmento.
Veredicto
Essa versão SEL é mais barata e, com isso, se aproxima do principal rival. E ainda há bons atributos da topo de linha, como amplo espaço interno e comportamento bem acertado. Mas perde parte dos equipamentos que justificariam sua escolha frente aos rivais.
Testes
Acelerações
0 a 100 km/h: 10,5 s;
0 a 1.000 m: 32,2 s – 160,4 km/h;
Velocidade máxima: n/d.
Retomadas
40 a 80 km/h (D): 4,5 s;
60 a 100 km/h (D): 5,8 s;
80 a 120 km/h (D): 7,6 s.
Frenagens
60/80/120 km/h a 0: 62,2/26,9/15,2 m.
Consumo
Urbano: 8,8 km/l;
Rodoviário: 11,2 km/l.
Ruído interno
Neutro/RPM máx.: 46,7/67,1 dBA;
80/120 km/h: 63/67,5 dBA.
Aferição
Velocidade real a 100 km/h: 95 km/h;
RPM a 100 km/h: 1.750 rpm;
Seu bolso
Garantia: 3 anos
Assistência 24h: 1 ano
Revisões (3): R$ 1.382
Ficha técnica
Motor: gasolina, dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, turbo injeção direta, 16V, 1.490 cm³, 76 x 79 mm, 11,4:1, 150 cv a 5.300 rpm, 22,9 kgfm a 1.500 rpm;
Câmbio: automático, CVT, 8 marchas simuladas, tração dianteira;
Direção: elétrica, 11,9 m (diâmetro de giro);
Suspensão: McPherson (dianteiro) / multilink (traseiro);
Freios: disco ventilado (dianteiro) / disco sólido (traseiro);
Pneus: 235/55 R17;
Peso: 1.602 kg;
Peso/potência: 10,7kg/cv;
Peso/torque: 69,9 kg/kgfm;
Dimensões: comprimento, 458 cm; largura, 193,6 cm; altura, 167,4 cm; entre-eixos, 271,6 cm; vão livre do solo, 21,5; tanque, 52 l; porta-malas, 420 l.
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