Teste: Mercedes GT 63 S traz V8 artesanal e ar perfumado por R$ 1,2 milhão
Sedã-cupê esportivo é maior e mais desengonçado que irmão de duas portas, mas é tão rápido quanto e consegue cativar com personalidade própria
![](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/003_mercedes-amg-gt-4-63-s-e1578940328126.jpg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
![Mercedes-AMG GT 63 S 4matic+](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/003_mercedes-amg-gt-4-63-s-e1578940328126.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Oficialmente o Mercedes-AMG GT Cupê é uma versão de quatro portas do esportivo mais rápido da marca atualmente. Até o nome é igual: o que muda é a presença dos números 53 ou 63 no modelo familiar.
Mas a realidade é mais distante, afinal, o Mercedes-AMG GT 63 S 4Matic+ (esse é o nome no RG da única versão disponível no Brasil) está muito mais para CLS do que para GT.
![Mercedes-AMG GT 63 S 4matic+](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/006_mercedes-amg-gt-4-63-s.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Os dois compartilham plataforma, trem de força (na versão 53) e boa parte do painel. Por fora, porém, a Mercedes fez um bom trabalho, desenhando uma carroceria completamente distinta para seu esportivo de quatro portas.
![Mercedes-AMG GT 63 S 4matic+](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/005_mercedes-amg-gt-4-63-s.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Outra diferença está no preço, pois o GT aposentou o antigo CLS 63. Ainda há um certo conflito entre as versões 53 na Europa, mas que não existe no Brasil.
![Mercedes-AMG GT 63 S 4matic+](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/016_mercedes-amg-gt-4-63-s.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Por aqui você só pode escolher o CLS 53 (R$ 643.900), de 435 cv e equipado com um motor produzido em linha, como qualquer outro Mercedes, ou pular para o GT 63 topo de linha, de R$ 1.163.900.
![Mercedes-AMG GT 63 S 4matic+](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/028_mercedes-amg-gt-4-63-s.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Pela cifra astronômica, que só não supera o cobrado pela gama GT (R$ 1.189.455 a 1.699.900), você leva todo o conjunto AMG, incluindo o tradicional motor montado por um só funcionário, que assina sua obra de arte com uma plaqueta sobre o propulsor.
![Mercedes-AMG GT 63 S 4matic+](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/019_mercedes-amg-gt-4-63-s.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
E que motor: o V8 4.0 biturbo chega a 639 cv e 91,8 mkgf, e basicamente só se diferencia do usado no GT pela ausência do cárter seco e pela diferença de 54 cv – a favor do 63, diga-se…
![Mercedes-AMG GT 63 S 4matic+](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/010_mercedes-amg-gt-4-63-s.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O câmbio automatizado de dupla embreagem e nove marchas faz uma bela parceria com a transmissão integral, que é capaz de desacoplar totalmente o eixo dianteiro — daí o “+” no nome.
![Mercedes-AMG GT 63 S 4matic+](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/022_mercedes-amg-gt-4-63-s.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Monstro desajeitado
O visual do GT 63 pode gerar um certo estranhamento, principalmente para quem estava habituado com o harmônico CLS.
![Mercedes-AMG GT 63 S 4matic+](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/025_mercedes-amg-gt-4-63-s.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O esportivo abriu mão do terceiro volume para ganhar o visual acupezado que tanto tem feito sucesso, e exigiu até mudanças na tampa do porta-malas: nele a abertura leva junto o vidro traseiro, solução típica dos cupês, enquanto o CLS usa uma tampa convencional, de sedã.
![Mercedes-AMG GT 63 S 4matic+](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/013_mercedes-amg-gt-4-63-s.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Não dá para falar que o esportivo será uma unanimidade em encontros de milionários, mas se o objetivo do proprietário é chamar a atenção, isso será obtido com facilidade.
E nem será preciso optar pelo chamativo vermelho Júpiter da unidade testada por QUATRO RODAS.
![Mercedes-AMG GT 63 S 4matic+](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/029_mercedes-amg-gt-4-63-s.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Achando ele feio ou bonito, todos vão saber que se trata de um esportivo nato.
![Mercedes-AMG GT 63 S 4matic+](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/030_mercedes-amg-gt-4-63-s.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
As rodas de 20 polegadas deixam expostas as chamativas pinças de freio amarelas e os enormes discos ventilados e perfurados, que foram capazes de frear o sedã de quase 2 toneladas de 100 km/h até a imobilidade em ótimos 35,8 metros.
![Mercedes-AMG GT 63 S 4matic+](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/035_mercedes-amg-gt-4-63-s.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Por dentro, a parte superior do painel, herdada do CLS, se mistura com o console elevado central, inspirado no GT.
![Mercedes-AMG GT 63 S 4matic+](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/036_mercedes-amg-gt-4-63-s.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O bom acabamento abre mão da discrição, com opção de luz interna multicromática, apliques de fibra de carbono e múltiplas telas de LCD.
![Mercedes-AMG GT 63 S 4matic+](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/047_mercedes-amg-gt-4-63-s.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Não é brincadeira: entre volante, painel e console, o GT 63 possui 12 mostradores multicoloridos — e nenhum sensível ao toque. Aliás, a maioria dos truques dos últimos Mercedes está nele.
![Mercedes-AMG GT 63 S 4matic+](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/039_mercedes-amg-gt-4-63-s.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Há comandos sensíveis ao toque no volante (como os touchpads de notebooks), quadro de instrumentos (pouco) customizável e até a possibilidade de colocar perfume no sistema de ar-condicionado, como no Classe S.
![Mercedes-AMG GT 63 S 4matic+](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/049_mercedes-amg-gt-4-63-s.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Faltou oferecer ar-condicionado de quatro zonas, item essencial para quem gasta mais de R$ 1 milhão em um automóvel.
![Mercedes-AMG GT 63 S 4matic+](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/052_mercedes-amg-gt-4-63-s.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Roupa errada
No primeiro contato, o GT 63 gera uma mistura de sensações. Afinal, por mais que a Mercedes insista na proposta “GT de quatro portas”, sabemos que o modelo é mais variação dos ótimos sedãs que a AMG fez nas últimas décadas.
![Mercedes-AMG GT 63 S 4matic+](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/053_mercedes-amg-gt-4-63-s.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Por isso a visibilidade ruim e a sensação de estar pilotando um Classe S nos primeiros quilômetros não incomoda – afinal, é isso que se espera de um bloco de aço de 5,05 m (comprimento) por 1,94 m (largura) e 1,44 m (altura).
![Mercedes-AMG GT 63 S 4matic+](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/045_mercedes-amg-gt-4-63-s.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Mas o símbolo da empresa de Affalterbach estampado na pequena alavanca de câmbio, uma raridade nos Mercedes civis, diga-se, logo faz o dedo coçar para selecionarmos os modos Sport e Sport+.
![Mercedes-AMG GT 63 S 4matic+](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/064_mercedes-amg-gt-4-63-s.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Há ainda o modo Race (corrida, em inglês), que a marca não recomenda que seja usado em vias públicas.
![Mercedes-AMG GT 63 S 4matic+](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/054_mercedes-amg-gt-4-63-s.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
É sabido que os modos de condução são capazes de mudar completamente a personalidade de um carro, mas no GT 63 o choque é tão forte quanto o soco que ele dá durante o 0 a 100 km/h, cumpridos em insanos 3,8 s.
![Mercedes-AMG GT 63 S 4matic+](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/056_mercedes-amg-gt-4-63-s.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Curvas e retomadas são feitas no mesmo ritmo, e o carro parece ir além de ler pensamentos. Na realidade, ele está mais para os precogs de Minority Report, antecipando-se a movimentos que você nem fez ainda.
![Mercedes-AMG GT 63 S 4matic+](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/070_mercedes-amg-gt-4-63-s.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Fora das pistas, o 63 pouco deve para seu irmão “sem número”, e, de quebra, ainda pode levar duas pessoas e 45 litros de bagagem a mais.
![Mercedes-AMG GT 63 S 4matic+](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/067_mercedes-amg-gt-4-63-s.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O visual da dupla é igualmente chamativo, mas o GT 63 tem a seu favor a possibilidade de entregar um pouco mais de conforto quando seu objetivo for ir apenas do ponto A ao B sem que o ronco gutural do escape quádruplo variável acorde seus vizinhos.
![Mercedes-AMG GT 63 S 4matic+](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/072_mercedes-amg-gt-4-63-s.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O desempenho do GT 63 não combina muito com o estilo de sua carroceria, e ele carece de certa harmonia em seus volumes. Nada mais natural, afinal o Porsche Panamera, seu principal rival, levou sete anos e uma geração para encontrar a solução.
![Mercedes-AMG GT 63 S 4matic+](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/074_mercedes-amg-gt-4-63-s.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Mas, se isso não for um problema para você, pode colocar o esportivo em sua garagem com tranquilidade. Ele pode não ser um GT de quatro portas de corpo, mas o é de alma.
![Mercedes-AMG GT 63 S 4matic+](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/075_mercedes-amg-gt-4-63-s.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Veredicto
O Mercedes-AMG GT 63 S 4Matic+ é grande no porte e no nome, mas sua personalidade aliada a um habitáculo mais afável para transportar até quatro passageiros, sem perder esportividade, fazem dele um modelo surpreendentemente versátil.
Teste – Mercedes-AMG GT 63 S
Aceleração
0 a 100 km/h: 3,8 s
0 a 1.000 m: 21,75 s – 242,5 km/h
Velocidade máxima: 315 km/h*
*Dado de fábrica.
Retomada (D)
40 a 80 km/h: 1,8 s
60 a 100 km/h: 2,2 s
80 a 120 km/h: 2,6 s
Frenagens
60/80/120 km/h – 0 m: 13,1/22,9/51,5 m
Consumo
Urbano: 7 km/l
Rodoviário: 10 km/l
Ficha técnica – Mercedes-AMG GT 63 S
- Preço: R$ 1.163.900
- Motor: gasolina, dianteiro, longitudinal, 8 cilindros em V, biturbo, injeção direta, 32V, 3.982 cm³, 83 x 92 mm; 639 cv a 5.500 rpm, 91,8 mkgf a 2.500 rpm
- Câmbio: automático, nove marchas, tração integral
- Suspensão: braços duplos A com amortecedores pneumáticos
- Freios: discos ventilados
- Direção: elétrica
- Rodas e pneus: liga leve, 265/40 R20 (diant.) e 295/35 R20 (tras.)
- Dimensões: comprimento, 505,4 cm; largura, 193,9 cm; altura, 144,2 cm; entre-eixos, 2,95 cm; peso, 1.920 kg; tanque, 80 l; porta-malas, 395 l