Promoção: Revista em casa a partir de 10,99
Continua após publicidade

Teste: novo Citroën C4 Lounge, mudanças discretas

Apesar da leve alteração visual, o novo C4 Lounge chega em grande estilo com status de embaixador da Citroën

Por Paulo Campo Grande, de Buenos Aires (Argentina)
Atualizado em 25 abr 2018, 15h16 - Publicado em 25 abr 2018, 13h22
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Teste: novo Citroën C4 Lounge, mudanças discretas
    Design exterior ganhou poucas mudanças (Divulgação/Citroën)

    Em tempos difíceis como os atuais, as fábricas evitam fazer grandes eventos para anunciar a chegada de simples versões reestilizadas.

    Esse, porém, não foi o caso da Citroën, que apresentou o novo C4 Lounge com toda a pompa e circunstância em março, no requintado hotel Faena, um dos mais caros de Buenos Aires, na Argentina.

    Perguntado sobre a importância da ocasião, o gerente de produto Fábio Alves explicou que o C4 Lounge é como um embaixador para a ofensiva da marca no mercado brasileiro, que incluirá não só a atualização dos modelos já oferecidos como também a chegada dos novos.

    Citroen C4 Lounge
    Na traseira, as lanternas ganharam efeito tridimensional (Divulgação/Citroën)

    Entre as atualizações, além do próprio C4, que chega em abril, pode-se incluir o C3, que passará por mudanças até a chegada de uma nova geração (o que só deve acontecer na linha 2022).

    Entre as novidades estão o crossover Cactus, o furgão Jumpy na versão de passageiros e os comerciais Jumper e Berlingo, todos com chegada prevista para o segundo semestre de 2018.

    Continua após a publicidade

    Segundo a Citroën, a mexida no C4 Lounge se concentrou em três pilares: estilo, tecnologia e conforto.

    Citroen C4 Lounge
    O design interno manteve o visual e os materiais de boa qualidade (Divulgação/Citroën)

    O primeiro é claro: o sedã ganhou nova frente, em linha com os últimos lançamentos da marca no mundo, com frisos paralelos como extensões do emblema (o duplo chevron), invadindo a área dos faróis, e, na parte inferior ao para-choque, os faróis de neblina envolvidos por parênteses estilizados.

    Na lateral, as rodas exibem o design desenvolvido para o show car C4 Lounge Sport White, mostrado no Salão de São Paulo de 2014. E, na traseira, as lanternas incorporam o efeito 3D inaugurado pelo DS3, em 2009.

    Por dentro, não houve alterações visuais e – o mais importante – nos materiais. É comum as fábricas economizarem no acabamento nos momentos em que ocorrem as reestilizações. O painel do C4, porém, continua emborrachado e com apliques que imitam alumínio.

    Continua após a publicidade
    Citroen C4 Lounge
    Versão Shine tem seis airbags (frontais, laterais e de cortina) (Divulgação/Citroën)
    Citroen C4 Lounge
    Revestimento nos bancos imita couro (Divulgação/Citroën)

    Os outros dois aspectos (tecnologia e conforto) andam juntos, uma vez que as inovações beneficiam a vida a bordo – e a segurança também.

    Começa pelo painel de instrumentos digital, que concentra informações como velocidade, marcha utilizada, nível do reservatório, parciais do computador de bordo e um indicador de modo de condução econômico.

    O grafismo todo branco no fundo escuro tem aspecto simplório, mas sua leitura é fácil e rápida. A exceção fica com o conta-
    -giros representado por uma barra horizontal discreta no alto do visor. E quem espera um painel configurável como o da linha VW vai se decepcionar.

    Continua após a publicidade

    A central multimídia também é nova. Igual à que está presente no C4 Picasso (e também nos primos Peugeot 3004 e 5004), ela é mais completa, tem tela touch e compatibilidade com os sistemas Android Auto (com acesso a aplicativos como Google Maps, Waze e SMS) e Apple CarPlay.

    Boa parte dos botões físicos de climatização também migraram para a central, o que ajuda a deixar o visual do console mais limpo, mas também complica ações simples, como mudar a temperatura do ar-condicionado.

    Citroen C4 Lounge
    Central multimídia é compatível com smartphones e inclui controles do ar-condicionado (Divulgação/Citroën)

    O equipamento em que a Citroën pesou mais a mão, no entanto, foi o conjunto de faróis full-led (recurso disponível nas versões mais caras de rivais como Civic e Corolla, mas ausente em outros como o Cruze), com seção de luzes diurnas e refletores, alto e baixo, e função direcional.

    No mais, o C4 Lounge é o mesmo (bom) sedã de sempre. A posição de dirigir é correta, sua direção (elétrica) é precisa e a suspensão (McPherson/eixo de torção) privilegia o conforto.

    Continua após a publicidade

    Em algumas horas, estimulado pelas respostas do seu 1.6 turbo de 173 cv, fica o desejo de um pouco mais de firmeza no sistema. Mas a calibragem do conjunto é a ideal para o dia a dia.

    Citroen C4 Lounge
    Motor gera 173 cv (Divulgação/Citroën)

    Nosso test-drive foi feito na região de Buenos Aires, com direito a trechos urbanos e rodoviários (lá o limite é de 130 km/h), mas também levamos o C4 para nossa pista, em Limeira (SP), onde apresentou o rendimento esperado.

    Na prova de 0 a 100 km/h, ele cravou 9 segundos nas medições de consumo, terminou com a média de 10,7 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada.

    Comparando com o Corolla 2.0 XEi, que vai de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos e faz 11,5 km/l no ciclo urbano e 15,6 no rodoviário, o C4 foi mais rápido, mas consumiu mais.

    Continua após a publicidade
    Citroen C4 Lounge
    Câmbio automático permite trocas no modo manual (Divulgação/Citroën)

    Na linha 2019, a Citroën mudou o nome das versões. Em vez de Tendance, S e Exclusive, o C4 passa a ser oferecido com Live, Feel e Shine.

    Desde a versão de entrada (Live), o sedã conta com câmbio automático de seis marchas, central multimídia, painel digital e rodas com novo design (aro 16).

    A Feel acrescenta à lista de equipamentos bancos que imitam couro, câmera de ré, GPS e airbags laterais.

    Citroen C4 Lounge
    Porta-malas comporta 450 litros (Divulgação/Citroën)

    E a Shine inclui faróis full-led, teto solar, rodas aro 17 e abertura e travamento remoto das portas.

    Os preços tiveram cerca de 5% de aumento médio. A Live, que é vendida apenas a portadores de deficiência, chega por R$ 69.990. A Feel custa R$ 93.920. E a Shine sai por R$ 102.790, porém sem opcionais. A fábrica vai oferecer acessórios, entre eles um aerofólio traseiro.

    No lançamento, a Citroën oferece o C4 em um plano de financiamento em 30 meses com certificado de recompra ao final do período.

    A garantia de fábrica é de três anos, com plano de oito anos de assistência 24 horas e revisões com preços programados.

    A fábrica não divulgou os novos valores, mas diz que, ao contrário dos preços de venda, os serviços devem ficar cerca de 5% mais baratos que os cobrados até agora.

    Citroen C4 Lounge
    Painel digital monocromático tem fácil leitura, mas é simples até demais (Divulgação/Citroën)

    Com os ajustes feitos no carro e nas condições de comercialização, a Citroën espera dobrar o volume de vendas do modelo, subindo aproximadamente de 250 para 500 unidades/mês – o líder Corolla vendeu 3.869 em fevereiro, seguido por Civic (1.893), Cruze (1.754) e Jetta (450).

    Só esse objetivo já seria suficiente para justificar todo o barulho feito no lançamento.

    Veredicto

    Ele vende menos que os líderes do segmento, mas o C4 é um sedã honesto. É gostoso de dirigir, tem ótimo desempenho e na linha 2019 ganhou nova central e faróis full-led.

    Teste de pista

    Ficha técnica – Citroën C4 Lounge 

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    SEMANA DO CONSUMIDOR

    Assine o Digital Completo por apenas R$ 5,99/mês

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
    Apenas R$ 5,99/mês*
    ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

    Revista em Casa + Digital Completo

    Nesta semana do Consumidor, aproveite a promoção que preparamos pra você.
    Receba a revista em casa a partir de 10,99.
    a partir de 10,99/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.