Teste: novo Hyundai Santa Fe tem preço de SUV de luxo e detalhes de HB20
Hyundai Santa Fe ganha visual e preço de SUV de luxo em quarta geração, mas será que vale a pedida de quase R$ 300.000? Veja teste exclusivo
![Hyundai Santa Fe 2020](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/dscf8092.dng_-e1576785693356.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A chegada foi discreta. Não houve evento de lançamento e, até o fim de dezembro, ainda era a linha 2019 – ou melhor, a geração antiga – que aparecia no site oficial da Hyundai Caoa.
Mas as concessionárias já exibem em suas vitrines há algum tempo a nova geração do Hyundai Santa Fe, acompanhada de uma etiqueta digna de causar surpresa (para não dizer perplexidade) a compradores de carros de luxo: R$ 297.300.
É um valor similar àquele cobrado pela Audi por um Q5, pela BMW por um X3, pela Land Rover por um Evoque, pela Jaguar por um E-Pace ou ainda pela Mercedes-Benz por um GLC.
Ou, sob outra perspectiva: ele está 60% mais caro do que os R$ 185.000 cobrados pela geração anterior em seus últimos meses de vida.
![Hyundai Santa Fe 2020](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/dscf8991.dng_-e1576785800553.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Mas será que o salto tão grande de valor (e status) se justifica em uma troca de geração? QUATRO RODAS testou em primeira mão a nova linha do SUV de sete lugares para responder a essa pergunta.
Visualmente as mudanças foram radicais, pelo menos na parte dianteira.
![Hyundai Santa Fe 2020](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/dscf7431.dng_-e1576785853719.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Tal qual ocorre com Fiat Toro e Citroën C4 Cactus, o conjunto óptico dianteiro está dividido em três níveis: luzes diurnas de led na parte de cima; projetores dos faróis mais luzes de seta halógenas no meio; faróis de neblina abaixo.
O desenho da grade remete ao novo HB20, embora, no caso do Santa Fe, a solução pareça mais proporcional ao conjunto. Uma régua em cromo acetinado integra a peça aos DRLs.
Já a traseira é mais convencional, mas conta com lanternas espichadas (e com guias de led). Quer achar as luzes de ré e seta? Você terá que olhar para o para-choque.
Espaço abundante
![Hyundai Santa Fe 2020](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/dscf7830.dng_.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Como já seria de se esperar, o Santa Fe continua a transportar até sete passageiros, mas ele cresceu na quarta geração: 8 centímetros no comprimento, 2 cm na largura, 1 cm na altura e 6 cm no entre-eixos.
Isso significa que o espaço interno é bastante generoso nas duas primeiras fileiras. Na terceira, é suficientemente não claustrofóbico para um adulto.
![Hyundai Santa Fe 2020](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/dscf7847.dng_.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Ok, este escriba tem apenas 1,70 metro de altura, mas o fato de ter conseguido posicionar as pernas no vão entre os assentos ao sentar num dos bancos traseiros foi animador.
![Hyundai Santa Fe 2020](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/dscf7851.dng_.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Aliás, outra boa sacada é oferecer a quem está nessa posição dois botões para rebater facilmente o terço direito da fileira intermediária.
Bipartida, a fila do meio oferece trilhos para regulagem de distância e alavancas nas bases para rebater os encostos.
![Hyundai Santa Fe 2020](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/dscf7856.dng_.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Já os bancos dianteiros possuem ajuste elétrico, com direito a comandos na aba esquerda do passageiro, para que uma mãe ou pai possa ajustar o encosto lombar ao posicionar ali uma cadeirinha infantil, por exemplo.
![Hyundai Santa Fe 2020](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/dscf7845.dng_.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
E há, claro, o porta-malas, que tem volume de hatch médio quando os sete lugares se encontram postados, mas que alcança excelentes 1.000 litros (norma SAE) com a fileira traseira rebatida.
![Hyundai Santa Fe 2020](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/dscf7925.dng_.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Neste último caso, um tapete extra é aplicado para deixar o assoalho do bagageiro totalmente plano.
Para erguer os bancos traseiros, é preciso guardar o tapete e o bagagito, do tipo retrátil, num compartimento sob a base do porta-malas, e puxar os encostos através de duas alças.
![Hyundai Santa Fe 2020](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/dscf7923.dng_.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Se o ambiente interno do novo Santa Fe se mostra familiar, o desempenho também não pode ser considerado esportivo. É elementar que, com um 0 a 100 km/h abaixo de 10 segundos, jamais seria possível chamá-lo de letárgico.
Mas o fato é que ele roda suave. Além disso, o impressionante nível de silêncio a bordo contribui para ressaltar o conforto, e não qualquer tipo de vivacidade das acelerações e retomadas.
São quatro modos de condução disponíveis, mas só o Sport parece promover alguma mudança efetiva em sua dinâmica, retardando as subidas de marcha fazendo o motor trabalhar a giros sempre mais altos. Os outros três são Eco, Comfort e Smart (de dinâmica variável).
Desempenho familiar
![Hyundai Santa Fe 2020](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/dscf7928.dng_.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O propulsor, aliás, continua a usar uma receita um tanto arcaica: V6 3.5 naturalmente aspirado a gasolina, mas com ganho de 0,2 litro em deslocamento, 10 cv em potência e 1,9 mkgf em torque em relação à geração anterior do SUV.
Também está um pouco mais girador: em nossos testes em pista, a 100 km/h o Santa Fe 2020 roda a 1.900 rpm contra 1.800 rpm do modelo 2019, e tanto seus picos de potência quanto de torque são alcançados a rotações mais elevadas.
![Hyundai Santa Fe 2020](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/dscf7861.dng_.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Tudo isso poderia indicar um ganho substancial de desempenho, mas na prática o SUV ficou mero 0,47 s mais veloz no 0 a 100 km/h, tendo melhorado alguns outros décimos de segundo nas provas de retomada.
O culpado disso pode ser o peso, que aumentou de 1.773 para 1.907 kg. Em consumo, os giros extras cobraram a conta na simulação urbana, com queda de 7,4 para 7 km/l.
![Hyundai Santa Fe 2020](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/dscf7870.dng_.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Por outro lado, a maior elasticidade permitiu uma evolução de 10,1 para 11 km/l na prova rodoviária. Mas há uma coisa que empolga muito: o ronco.
Apesar de abafado pelo alto nível de isolamento acústico do carro, ele invade a cabine e os ouvidos dos ocupantes com uma sinfonia agradável, digna de um V6.
Cadê a tecnologia?
![Hyundai Santa Fe 2020](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/dscf7886.dng_.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Se há um pecado do novo Santa Fe, é cobrar R$ 300.000 sem oferecer tecnologias que surpreendam o proprietário.
Exceto um sistema de câmeras que inclui visão superior em 360 graus mais close em outros pontos da carroceria, a fim de auxiliar as manobras, não há nenhum outro item que vá levar o motorista a sorrir ou ficar boquiaberto.
![Hyundai Santa Fe 2020](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/dscf8042.jpg.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O controle de cruzeiro é convencional, não adaptativo – o que significa que o veículo não freará sozinho ao detectar outro mais lento à frente, algo que um Jeep Compass de R$ 150.000 consegue fazer – e a abertura do porta-malas por sensor de movimento das pernas no para-choque não funcionou em nenhuma de nossas tentativas.
![Hyundai Santa Fe 2020](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/dscf7858.dng_.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Sim, há carregador de celular sem fio, algo que carros na faixa de R$ 100.000 e até um Chevrolet Onix de R$ 70.000 também se tornaram capazes de trazer. E vale lembrar: o novo HB20, por R$ 80.000, traz frenagem autônoma emergencial.
A central multimídia de 8 polegadas opera de maneira veloz e inclui projeção de celulares – sua interface, aliás, é a mesma do HB20, o que é uma boa notícia –, mas não possui nenhuma função fora do comum.
![Hyundai Santa Fe 2020](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/sequence-01_2.jpg.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Parece pouco para um SUV de luxo, ou pelo menos um que cobra quase três centenas de milhares de reais.
Mas de uma coisa não podemos reclamar: o novo Santa Fe proporciona um alto nível de comodidade ao oferecer o máximo possível de comandos elétricos. Convenhamos: por R$ 300.000, é o mínimo que se pode esperar.
Veredicto
O Santa Fe é um SUV confortável como poucos no mercado, e agora está ainda mais espaçoso. Mas cobra o preço
de modelos de Audi, BMW, Land Rover e Mercedes sem ter tecnologias ou status que justifiquem a etiqueta.
Teste – Santa Fe 2020
Aceleração
0 a 100 km/h: 9,35 s
0 a 1.000 m: 29,6 s – 186,1 km/h
Velocidade máxima: n/d
Retomada (D)
40 a 80 km/h: 3,8 s
60 a 100 km/h: 4,8 s
80 a 120 km/h: 6 s
Frenagens
60/80/120 km/h – 0 m: 13,6/24,2/53,3 m
Consumo
Urbano: 7 km/l
Rodoviário: 11 km/l
Ficha técnica – Santa Fe 2020
- Preço: R$ 297.300
- Motor: gasolina, dianteiro, longitudinal, 6 cilindros em V, DOHC, 24V, 3.470 cm³; 92 x 87 mm, 10,6:1, 280 cv a 6.300 rpm, 34,3 mkgf a 5.000 rpm
- Câmbio: automático, 8 marchas, tração integral
- Suspensão: McPherson (diant.), multilink (tras.)
- Freios: disco ventilado (diant./tras.)
- Direção: elétrica
- Rodas e pneus: liga leve, 235/55 R19
- Dimensões: comprimento, 477 cm; largura, 189 cm; altura, 170,5 cm; entre-eixos, 276,5 cm; peso, 1.907 kg; tanque, 71 l; porta-malas, 1.016 l (5 lugares), 328l (7 lugares)