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Teste: novo Kia Sportage é SUV híbrido que anda e bebe como turbo

Levamos o SUV pra nossa pista e comprovamos que mesmo híbrido, ele é menos econômico que Corolla Cross e VW Taos. Mas no 0 a 100 km/h ele se sai melhor

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 22 ago 2022, 15h21 - Publicado em 19 ago 2022, 13h20
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     (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O Kia Sportage já começa a chegar ás lojas de todo país e após o primeiro contato com o SUV em Araxá, Minas Gerais, levamos o Sportage pra nossa pista e pudemos rodar um pouco mais com ele na cidade e estrada. 

    Conforme destacado na matéria de lançamento, mesmo sendo um híbrido leve o SUV coreano não é dos mais econômicos do segmento e esse fato se confirmou no nosso ciclo de consumo, ele fez médias de 10,8 km/l, na cidade, e de 12,5 km/l, na estrada – praticamente a mesma média de consumo registrada pelo Inmetro.

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    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O Toyota Corolla Cross, por exemplo, com motor 2.0 aspirado, faz médias de 12 km/l no ciclo urbano e 15,4 km/l no rodoviário. Já o VW Taos 1.4 turbo registrou, respectivamente, 11,4 km/l e 14,3 km/l. 

    Era esperado que o Sportage fosse mais econômico pois reúne uma série de tecnologias com o objetivo de reduzir o consumo de combustível a começar pelo próprio sistema de propulsão.

    Seu motor 1.6 T-GDI (turbo com injeção direta) a gasolina trabalha em conjunto com um outro, elétrico, de 48 volts. A potência combinada é de até 180 cv e os 27 kgfm de torque são entregues entre 1.500 e 4.500 rpm. O conjunto é acoplado a um câmbio de dupla embreagem DCT, com sete marchas. 

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    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Nesse conjunto a eletricidade não é usada para tracionar as rodas: sua função é auxiliar o motor principal e permitir que ele trabalhe com maior tempo de abertura das válvulas de admissão – reduzindo assim o consumo de gasolina.

    O elétrico ainda cumpre a função de motor de partida e alternador, ao mesmo tempo que ajuda a recuperar a energia cinética das frenagens. Esse sistema também antecipa o funcionamento do start-stop, desligando o motor antes que o carro pare no meio do trânsito, por exemplo.

    E para completar o pacote de tecnologias que visam a economia há o modo de condução Velejar, que desliga o motor 1.6 turbo por completo em situações de rodagem plana ou em descidas. 

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    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Melhora no desempenho

    Mas, sim, houve uma evolução em relação ao Sportage anterior. O modelo sul-coreano está mais rápido. Cravou na nossa pista 9,12 s no 0 a 100 km/h, ante 11,5 s do antigo. Com essa aceleração, mostrou ser mais rápido que o Jeep Compass equipado com o motor 1.3 turbo, que inclusive é mais potente que o Sportage com 185 cv, cumprindo a prova em 10,3 segundos. 

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    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    As retomadas também melhoram significativamente na nova geração com médias de 3,78 segundos de 40 a 80 km/h e 4,76 segundos de 60 a 100 km/h. O modelo anterior fez respectivamente 4,9 segundos e 6,54 segundos.

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    Bem equipado

    Há diversas tecnologias de auxílio à direção, com destaque para os monitores de ponto cego. As imagens são exibidas no quadro de instrumentos sempre que a seta é acionada. 

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    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Entretanto, o sinal sonoro emitido toda vez que há algum automóvel ou motocicleta trafegando ao lado pode incomodar bastante no tráfego urbano.

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    O Sportage começou a chegar às concessionárias no início do mês de julho, por a partir de R$ 224.990, mas alcança R$ 259.990 na versão topo de linha.

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    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Para compensar o preço elevado, ele é bem equipado em ambas as versões: com alerta de ponto cego e de tráfego cruzado, leitores de faixa e câmera de ré. A opção EX Prestige acrescenta frenagem autônoma de emergência, câmera 360° e piloto automático adaptativo. 

    Teste – Kia Sportage EX Prestige

    Aceleração
    0 a 100 km/h: 9,12 s
    0 a 1.000 m: 30,1 – 177,5 km/h
    Retomadas
    40 a 80 km/h em 3ª: 3,7 s
    60 a 100 km/h em 4ª: 4,7 s
    80 a 120 km/h em 5ª: 6 s
    Frenagens
    60/80/120 km/h a 0: 14,1/25,5/55,4 m
    Consumo
    Urbano: 10,8 km/l
    Rodoviário: 12,5 km/l
    Ruído interno
    Neutro/RPM máx.: 40,8/69,4 dBA
    80/120 km/h: 61,4/67,5 dBA
    Aferição
    Velocidade real a 100 km/h: 97 km/h
    Rotação do motor a 100 km/h em 5a marcha: 1.750 rpm
    Volante: 2,5 voltas

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    Ficha Técnica – Kia Sportage EX Prestige

    Preço: R$ 259.990
    Motor: gas., diant, transv., 4 cil., 16V, 180 cv a 5.500 rpm, 27 kgfm entre 1.500 e 4.500 rpm; Motor elétrico: 48V
    Câmbio: automatizada, DCT,  7 marchas, tração dianteira
    Direção: elétrica
    Suspensão: McPherson (diant.), multilink (tras.)
    Freios: disco ventilado (diant.) e sólidos (tras.)
    Pneus: 235/50 R19
    Dimensões: compr., 451,5 cm; larg., 186,5 cm; alt., 165 cm; entre-eixos, 268 cm; porta-malas, 562 l, peso; 1.574 kg tanque, 54 l

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