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Teste: novo Mercedes-Benz E 300 é avançado e confortável na medida certa

O sedã foi reestilizado e ganhou novas tecnologias, mas manteve as características que o consagraram entre os fãs da marca

Por Paulo Campo Grande Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
30 set 2021, 01h06
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    Os faróis, com 84 leds, ajustam a iluminação às situações de uso (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Mercedes-Benz encontrou uma forma de evolução contínua de sua linha sem precisar esperar a chegada das novas gerações para avançar. O primeiro indício visível dessa estratégia foi o Classe A, de 2018, trazendo o inédito sistema multimídia interativo MBUX.

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    Até então a plataforma de lançamento de novidades da Mercedes era o Classe S (“O melhor ou nada” era o lema). Depois do Classe A, o Classe C no meio-ciclo de vida ganhou uma nova motorização híbrida-leve. E, a partir dessas estreias, cada tecnologia apresentada foi sendo incorporada gradualmente aos demais modelos.

    Mercedes-benz e 300 Exclusive
    Acabamento de luxo inclui couro e madeira – fosca e preto brilhante (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O resultado desse processo fica claro no novo Classe E mostrado aqui, que é uma versão reestilizada da atual geração (a quinta, que chegou em 2017), mas que está em dia com os novos Classe S, lançado em 2020, e C, apresentado este ano na Europa.

    Existem diferenças entre o Classe E e seus pares mais novos, mas estão principalmente no estilo, já que em termos de tecnologia a vantagem do Classe S se deve mais ao fato de ele ser uma opção de um segmento superior do que técnica.

    Em relação ao Classe C, há vários elementos em comum, a começar pelo motor 2.0 de quatro cilindros que equipa o E 300 Exclusive, mostrado aqui.

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    Além dos faróis, sedã ganhou novas rodas e lanternas traseiras reestilizadas (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Nesse motor (uma família, na verdade), segundo a fábrica, reuniu-se pela primeira vez inovações como os cilindros mais largos na base (Conicshape) e revestidos de grafite (Nanoslide), para reduzir o atrito interno, e o turbocompressor twin-scroll, entre outros recursos. O resultado é uma entrega de 258 cv de potência e 37,7 kgfm de torque.

    Em nossa pista, o E 300, que tem 4,9 m de comprimento e pesa 1.580 kg, acelerou de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos e chegou a 205,6 km/h ao final do primeiro quilômetro percorrido (a máxima é de 250 km/h).

    E conseguiu isso acompanhado de um consumo frugal para o desempenho apresentado. No ciclo urbano, o E 300 fez a média de 10,3 km/l e, no rodoviário, 12,7 km/l.

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    Painel de instrumentos e central multimídia são duas telas de 12,3” unidas (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Talvez o comprador (o E 300 Exclusive custa R$ 557.900) torça o nariz para o fato de o Classe C ter faróis e lanternas mais finos e identificados com os lançamentos recentes da marca, e um tablet vertical no console.

    Mas os faróis do E 300 são de última tecnologia. O sistema batizado de Multibeam Led consiste em uma matriz inteligente com 84 leds e uma câmera que reconhece as condições de rodagem e adapta a iluminação de modo a evitar o ofuscamento nos motoristas que viajam no sentido contrário, diminuir o reflexo do asfalto molhado e da sinalização (contribuindo com o sistema de leitura de placas), entre outros recursos.

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    Há quatro modos de condução. Bancos dianteiros têm bons apoios laterais (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    E, quanto à central multimídia, apesar do design horizontal, sua tela de 12,3” touch incorpora a versão mais atualizada do sistema MBUX.

    Falando ainda dos equipamentos, o E 300 Exclusive traz ar-condicionado de quatro zonas, sistema de som high-end Burmester, teto solar panorâmico (sobre as duas fileiras de assentos) e sistema autônomo de estacionamento, além dos recursos de assistência ao motorista como piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, detector de pontos cegos e sensor de tráfego cruzado traseiro.

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    No mais, o E 300 Exclusive conserva as características que fazem dos sedãs da Classe E uma espécie de embaixadores da marca, por reunir desempenho, segurança, luxo e conforto nos níveis típicos dos Mercedes.

    Sobre desempenho e segurança, ficou claro pelo comportamento do carro na pista. Nas provas de frenagem, vindo a 80 km/h, o sedã precisou de apenas 25,1 metros para parar. Luxo e conforto são coisas que se notam assim que se entra na cabine do carro.

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    O ar-condicionado tem ajustes independentes na traseira. O teto solar é de série (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    No caso do E 300 Exclusive, os bancos de couro com as costuras longitudinais dão as boas-vindas. No painel, há madeira fosca e, no console, o acabamento é preto brilhante. Ao contrário do Classe C, pequeno, e do Classe S, grande demais para o uso diário, o Classe E tem o tamanho ideal, com espaço para cinco pessoas viajarem sem aperto.

    Dinamicamente, o Classe E é um sedã confortável, com rodar macio e direção de reações lentas, embora precisas. Definitivamente, não é um carro para ser dirigido esportivamente.

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    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O desempenho superior aliado ao conforto entregam um outro tipo de prazer, que não se encontra em um autódromo, mas em uma estrada longa e bem pavimentada.

    O câmbio automático de nove marchas, com trocas rápidas mas suaves, oferece a possibilidade de mudanças no modo manual, por meio de borboletas atrás do volante.

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    Motor 2.0 gera 258 cv de potência. Rodas de liga leve são de 19 polegadas (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    E, no console, há um seletor de modos de uso, com quatro opções Comfort, Sport, Sport Plus e Individual, que ajustam as respostas do acelerador, da direção e do sistema de controle de tração e estabilidade. Mas o motorista não sente a necessidade de modificar nada (o ajuste-padrão é o Comfort).

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    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O comprador que torcer o nariz para esta versão reestilizada pode optar por esperar a próxima geração, prevista para 2023, que com certeza trará soluções inéditas e ainda ausentes nos outros modelos da marca. Mas essa exclusividade deve durar por pouco tempo.

    Veredicto Quatro Rodas

    O E 300 Exclusive não decepciona quem aprecia um sedã de luxo com desempenho e conforto em níveis superiores.

    Teste de desempenho – Mercedes-Benz E 300 Exclusive

     

    Ficha técnica – Mercedes-benz E 300 Exclusive

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    Capa 749
    (Arte/Quatro Rodas)
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