Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Toyota RAV4: um SUV com qualidades de Corolla

No mercado há cinco anos, atual geração chega aos R$ 144.990 com bons itens de série, mas decepciona pelo fraco desempenho

Por Gabriel Aguiar
22 ago 2018, 11h27
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Toyota RAV4
    Atualização feita em 2017 deu aspecto de C-HR ao RAV4 (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    Se você já dirigiu um Toyota Corolla (e gostou) provavelmente se sentirá à vontade no RAV4. Os dois dividem semelhanças no acabamento e até na dirigibilidade.

    Desde maio estão disponíveis no Brasil duas versões do SUV: de entrada, por R$ 129.990, e a topo de linha, batizada Top, por R$ 144.990 – foi justamente a opção mais cara que testamos.

    Toyota RAV4
    Atual geração já está no mercado brasileiro há cinco anos (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    Esse é basicamente o mesmo carro que desembarcou no país há cinco anos, mas o visual inspirado no C-HR chegou às lojas daqui no início de 2017.

    Na cabine, volante e quadro de instrumentos são iguais àqueles usados no bestseller Corolla, assim como a essência: jeitão simples e materiais rígidos – apenas uma faixa no painel é macia ao toque.

    Toyota Rav4
    O quadro de instrumentos é igual àquele das versões mais caras do Corolla (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    Apesar da idade do projeto, o RAV4 ainda se destaca em alguns aspectos, como o amplo espaço interno. E há até encosto reclinável para a segunda fileira, algo raro nos dias de hoje.

    Pena que, para isso, o comprador tenha que abrir mão de freio de estacionamento elétrico, saídas de ar atrás, sensores de estacionamento e controle de velocidade adaptativo.

    São sintomas da idade que afetaram o Corolla – quem não lembra do bullying com a falta do controle de estabilidade? Mas a velhice é imperdoável no agitado segmento de SUVs.

    Continua após a publicidade
    Toyota RAV4
    Acabamento tem materiais rígidos e apenas a faixa no painel é macia (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    Boa parte da concorrência tem motores turbinados? No RAV4, é um 2.0 16V à moda antiga, aspirado de 145 cv e 19,1 mkgf, com câmbio automático CVT e tração dianteira.

    Se essa receita já parece antiquada para a categoria, a situação é ainda pior considerando que é quase o mesmo conjunto do sedã médio da Toyota, porém, com 10 cv a menos.

    Continua após a publicidade

    Na nossa pista de testes, o modelo precisou de 12,5 s para chegar aos 100 km/h. Já o consumo de combustível ficou em 11,3 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada.

    Toyota RAV4
    Versão mais cara do modelo tem teto solar de série (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    Há dois modos de condução (Eco e Sport), mas não espere muita diferença. Em comum, você sofrerá em ultrapassagens devido à falta de fôlego para mover os 1.525 kg do utilitário.

    Continua após a publicidade

    Isso não significa que o SUV seja ruim de dirigir. Pelo contrário. A suspensão é firme na medida ideal para segurar o peso da carroceria e confortável para absorver buracos no asfalto.

    Toyota RAV4: um SUV com qualidades de Corolla
    Câmbio CVT simula sete marchas e tem trocas na alavanca (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    E a direção com assistência elétrica também é digna de elogios, comunicativa como sistemas hidráulicos, porém, sem mandar a fatura no aumento do consumo e nas manobras do dia a dia.

    Continua após a publicidade

    Para convencer a clientela, o RAV4 tem teto solar, ar de duas zonas e chave presencial na opção mais cara. Mas com tantos rivais mais modernos (e uma nova geração lá fora), a situação do modelo é complicada.

    Quer um exemplo? O Volkswagen Tiguan Comfortline 250 TSI – bem mais moderno, espaçoso e potente – eleito Melhor Compra de 2018 pela QUATRO RODAS, é apenas R$ 5.000 mais caro: R$ 149.990.

    Toyota RAV4Motor 2.0 16V tem 145 cv e é movido apenas a gasolina

    Continua após a publicidade

    Teste de pista

    Ficha técnica – Toyota Rav4 2.0 16V Top

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou
    ou ainda

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.