Promoção: Revista em casa a partir de 10,99
Continua após publicidade

Um dia de piloto com o carro de rali que você pode comprar

Sentimos na pele as emoções (e os perrengues) de pilotar o Mitsubishi ASX RS – que você pode comprar e dirigir até nas ruas

Por Vitor Matsubara Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 17 dez 2018, 15h48 - Publicado em 14 abr 2017, 13h06
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Pintura branca? Sou mais em tom de marrom...
    Pintura branca? Sou mais esse tom de marrom… (João Mantovani/Quatro Rodas)

    Fazia mais de 30°C, mas o calor era a menor das minhas preocupações naquela sexta-feira de sol em Mogi-Guaçu (SP). Afinal, eu seria o primeiro jornalista do Brasil a pilotar o ASX RS, modelo mais barato preparado pela Mitsubishi para ralis. Sorte minha, azar de Youssef Haddad, navegador tricampeão do Rally dos Sertões e meu corajoso professor.

    Apesar do privilégio, qualquer pessoa pode comprar um ASX RS. Por ele são pedidos R$ 69.000, desde que o cliente dispute sete provas da Mitsubishi Cup em dois anos – se não o preço sobe para R$ 90.000. É uma baita pechincha, especialmente porque um ASX 4×2 MT novo custa R$ 97.990. Além disso, todo carro sai da fábrica emplacado. Dá para correr e voltar dirigindo para casa.

    O ASX RS é quase R$ 30.000 mais barato que a versão comum
    O ASX RS é quase R$ 30.000 mais barato que a versão comum (João Mantovani/Quatro Rodas)

    Todos os revestimentos são retirados, assim como os bancos – trocados por assento tipo concha com cintos de segurança de cinco pontos. Atrás, há reforços tubulares e o extintor de incêndio, e todas as portas são feitas de fibra de vidro.

    Continua após a publicidade
    Interior mescla peças originais com bancos concha, chave geral e gaiola
    Interior mescla peças originais com bancos concha, chave geral e instrumentos de navegação (João Mantovani/Quatro Rodas)

    As alterações mais profundas estão sob a carroceria. A suspensão recebeu reforços e o servofreio foi retirado para aumentar a sensibilidade do pedal. O motor 2.0 ganhou uma nova central eletrônica, passando dos 160 cv originais para 194 cv. Já o câmbio manual de cinco marchas teve a relação de saída encurtada em 26%, mas a caixa de transferência é original, assim como um item precioso debaixo do calor: ar-condicionado.

    Gaiola entra como item de segurança obrigatório
    Atrás dos ocupantes, tudo muda: gaiola de proteção, extintores, reservatórios e estepe (divulgação/Mitsubishi)
    Continua após a publicidade

    Frear para ser rápido

    Do alto de minha (pouca) experiência com cursos de pilotagem, achei que não seria tão difícil domar o ASX. Ledo engano. Assim que engato a primeira marcha, ouço uma recomendação incomum. “Antes de acelerar é preciso aprender a frear”, afirmou Haddad, lembrando que os pilotos freiam para fazer a traseira se soltar e depois contornar as curvas sem diminuir a velocidade.

    O veículo tinha todos os aparelhos usados em uma prova de rali, como sistema de comunicação de rádio entre os ocupantes (intercom) e um computador de bordo Pro Tune, que grava todos os dados da pilotagem.

    Dentro do carro, piloto e navegador, se falam por rádio
    Dentro do carro, piloto e navegador, se falam por rádio (João Mantovani/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Abri as primeiras voltas com cautela, andando devagar para conhecer o percurso de terra e lama. Após me acostumar ao freio, comecei a acelerar mais forte nos trechos longos. Estico as marchas até os 6.000 rpm e só faço a troca quando as luzes do shift light piscam.

    Já pilotei carros mais rápidos, mas nunca tive uma sensação de velocidade tão forte assim, reforçada pela passagem dos pés de cana-de-açúcar pela janela. Foram alguns deles, aliás, que atropelei ao passar reto numa curva. Isso ocorreria outras duas vezes, felizmente sem danos a veículo e ocupantes. “Pise com tudo no freio e faça a curva dosando o pé no acelerador para não perder aderência”, ensinava Youssef .

    Continua após a publicidade

    Aos poucos fui sentindo mais confiança. Algumas curvas mais longas eram feitas em segunda marcha sem frear e nos trechos mais longos alcancei 120 km/h em terceira marcha. Depois de quase uma hora, encostei nos boxes em êxtase e com uma certeza: já posso ser o piloto reserva da Mitsubishi no Rally dos Sertões. Estou só esperando a ligação…

    Ficha técnica – Mitsubishi ASX RS

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    SEMANA DO CONSUMIDOR

    Assine o Digital Completo por apenas R$ 5,99/mês

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
    Apenas R$ 5,99/mês*
    ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

    Revista em Casa + Digital Completo

    Nesta semana do Consumidor, aproveite a promoção que preparamos pra você.
    Receba a revista em casa a partir de 10,99.
    a partir de 10,99/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.