24016 km
Diferentemente do Agile, que rodou no último mês apenas 1 437 km (com 79,1% em trechos urbanos), o Uno caiu na estrada: percorreu, no mesmo período, 7 611 km (apenas 20,3% na cidade). O ritmo puxado acabou evidenciando uma característica do Uno: a necessidade de escalas constantes na concessionária para manutenção. Justo o Uno, com suas revisões a cada 15 000 km.
A razão de idas corriqueiras está no manual do proprietário, que recomenda o serviço de alinhamento, balanceamento e rodízio de pneus a cada 10 000 km e uma troca de óleo entre cada revisão. A substituição do lubrificante do motor a cada 7 500 km é recomendada apenas para os carros que rodam sob condições de uso severo – e, como a Fiat considera que o ar repleto de
partículas sólidas e o trânsito pesado dos grandes centros urbanos caracterizam tal condição, seguimos as indicações do manual à risca. Assim, nosso Uno fez dois pit-stops no mês, um aos 20 000 km para alinhamento, balanceamento e rodízio de pneus (por 120 reais, na concessionária paulistana Amazonas), e outro aos 22 500 km, para troca de óleo e filtro (por 178 reais, na autorizada Auguri, também na capital de São Paulo). Entre uma parada e outra, foram apenas nove dias.
Na hora de decidirmos o que mais seria contado sobre o Uno para esta edição, surgiu o dilema: “Está tudo ok com ele. Nada de defeitos ou críticas apontados pelos motoristas que o dirigiram”. Nada mais natural, então, que colocar em prática a função prioritária da seção Longa Duração: aferir o convívio com o carro. Um modelo completamente novo não revelar problemas ou defeitos mesmo para um time de pessoas críticas é destaque sim, senhor. Os equipamentos funcionam perfeitamente e não há uma nova fonte de ruído a cada semana. Ainda que utilizado num ritmo acelerado, o Uno tem seguido firme – só não dá para dizer “forte” porque seu motor 1.0 carece de fôlego, principalmente na estrada.
Consumo:
No mês (20,3% na cidade): Álcool – 9,1 km/l
Desde out/10 (30,1% na cidade): Álcool – 8,6 km/l
Uno tem ABS e airbag, mas falta um simples controle remoto para ativar travas e alarme (esq.). Fora de uso, os apoio de cabeça tipo vírgula não atrapalham a visibilidade do motorista (dir.).