Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

VW Gol 1.0 16V Turbo era mais rápido que os Gol e Golf com motor 2.0

Muito antes dos 1.0 turbo serem tendência, Gol 1.0 16V Turbo era alternativa mais rápida e barata ao Gol 2.0, mas acabou se tornando um mico

Por Henrique Skujis
Atualizado em 8 nov 2021, 16h22 - Publicado em 7 nov 2021, 16h51
Gol turbo
 (Acervo/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Publicado originalmente em junho e agosto de 2000

O mais novo VW Gol dispara a mais de 190 km/h e, partindo do zero, atinge os 100 km/h em meros 10,65 s. Seu motor tem muito fôlego nas retomadas e força de sobra em baixas rotações. Nada excepcional se a novidade não fosse equipada com motor 1.0.

Black Friday! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90

O milagre da multiplicação da potência, de 69 para 112 cavalos, deve-se, principalmente, ao turbocompressor – que também passa a equipar a Parati 1.0 16V (veja teste a seguir). É a maior potência já atingida por um motor de 1.000 cm3. 

Nas medições de QUATRO RODAS, o foguetinho disparou na frente das versões do Gol 1.0 com motor aspirado – de 0 a 100 km/h, foi quase 6 segundos mais rápido que o Gol 16V e 14 segundos mais veloz que a versão 8V. E, na velocidade máxima, apresentou números semelhantes aos de muito carro com motor de maior capacidade cúbica, como o Golf 2.0

Com freios e suspensão iguais aos do Gol 2.0, o turbo popular tem boa estabilidade 
Com freios e suspensão iguais aos do VW Gol 2.0, o turbo popular tem boa estabilidade (Acervo/Quatro Rodas)

“Normalmente, o turbo eleva a potência entre 30% e 50%”, explica o preparador de motores Luís Yoshimura, de São Paulo. No caso do VW Gol, o acréscimo foi de 62%. É uma margem muito elevada, mas, segundo os técnicos, a durabilidade dos componentes mecânicos não será afetada.

Continua após a publicidade
Quem diria? 112 cavalos em um motor 1.0 de série 
Quem diria? 112 cavalos em um motor 1.0 de série (Acervo/Quatro Rodas)

“O motor foi dimensionado para a potência extra e os freios e a suspensão vieram do Gol 2.0, recursos suficientes para tornar o modelo seguro”, explica João Alvarez Filho, engenheiro de produtos da Volkswagen. A garantia de um ano sem limite de quilometragem é a mesma dos demais Gol, e o preço é atrativo: R$ 22.798 (corrigido, R$ 82.602 – IPCA). 

Potência e força de gente grande

A aparência é esportiva: o VW Gol 1.0 Turbo tem rodas de liga leve, pneus mais largos, aerofólio traseiro, painel com moldura cinza. Mas não se impressione com essa perfumaria: se você quer apenas um bom carro para rodar na cidade – ou, em outras palavras, precisa de força e não de potência –, o novo Volkswagen vai atender às suas necessidades.

Gol 1.0 16V Turbo
(Acervo/Quatro Rodas)

O turbo, além de aumentar a potência, deu ao motor força comparável à de um carro 1.8. E, o melhor, parte dessa força surge aos 2.000 giros, faixa muito usada na cidade. “Com a potência extra, é possível pressionar menos o acelerador e manter o motor em rotações baixas”, diz o preparador de motores Vinícius Losacco. “Isso é saudável para o conjunto mecânico.” 

Além do turbocompressor, cuja pressão pode chegar a 1,4 bar, o motor 1.0 recebeu intercooler, dispositivo que resfria o ar soprado nos cilindros, e comando variável de válvulas para adequar a aspiração do ar para dentro do motor conforme a rotação – quanto maior o giro, mais ar é injetado. Ganhou, finalmente, radiador de maior capacidade para evitar o possível superaquecimento provocado pelo turbo.

Gol 1.0 16V Turbo
(Acervo/Quatro Rodas)

“Os cuidados que esse tipo de motor exige são os mesmos do aspirado”, diz Losacco. O turbo de nova geração que equipa Gol e Parati, além de injetar fôlego no motor 1.0, traz uma vantagem: não é preciso deixar o carro funcionando por cerca de um minuto ao dar a partida e antes de desligar, como é comum na maioria dos modelos turbinados. Nos foguetinhos da Volks, basta ligar, acelerar e ficar atento ao velocímetro para evitar multas. 

Continua após a publicidade

Perua turbinada 

Mesmo com 43 cavalos a mais no motor, VW Gol e Parati 1.0 Turbo serão tributados com os mesmos 10% de IPI, o Imposto sobre Produtos Industrializados, de qualquer outro modelo popular. Acima dessa cilindrada, o imposto salta para 25%, seja qual for a potência do veículo.

parati 1.0 16V Turbo
(Acervo/Quatro Rodas)

É o que explica por que a Saveiro não receberá, ao menos por enquanto, o motor turbo: picapes, leves ou pesadas, já têm IPI reduzido. Beneficiada por essa brecha tributária, a Parati, que já tem uma versão 1.0 16V aspirada, tornou-se uma boa opção com o turbo.

A perua é apenas 45 quilos mais pesada que o Gol e, na pista, o desempenho é praticamente idêntico ao do hatch. Agora, ela pode levar carga sem tanto sofrimento. O preço deve ficar na faixa dos R$ 25 000. 

Ficha técnica – VW Gol 1.0 16V Turbo

  • Motor: Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, 999 cm3; taxa de compressão, 8,5:1; Potência, 112 cv a 5.500 rpm; Potência específica, 112,11 cv/litro; Torque, 15,8 kgfm a 2.000 rpm 
  • Suspensão: Dianteira Independente tipo Mc Pherson, suporte tubular e braço triangular transversal, mola helicoidal e amortecedor telescópico pressurizado; Traseira Interdependente com corpo auto-estabilizante, braço tubular longitudinal, amortecedor hidráulico e mola helicoidal 
  • Freios: Disco (diant.), tambor (tras.), com ABS opcional 
  • Pneus: 185/60 R14; Rodas, 6J x 14 
  • Câmbio: Mecânico, cinco marchas 
  • Dimensões e Capacidades: Porta-malas 296 litros; Tanque 51 litros; Peso 1 016 kg; Altura, 141,5 cm; Largura, 162,1 cm; Entre-eixos, 246,8 cm; Comprimento, 388,3 cm 
  • Consumo: 7,3 km/l (cidade) e 13,3 km/l (estrada)
  • Preço: R$ 22.798 (corrigido, R$ 82.602 – IPCA)
ed-0479_pag-050
(Acervo/Quatro Rodas)

Comparativo: Gol 1.0 Turbo e Gol 2.0, quando um é mais que dois

No tira-teima entre as versões mais potentes do carro mais vendido do Brasil, o Gol 1.0 Turbo sai na frente do 2.0 na aceleração e nas retomadas 

comparativo gol turbo e gol 2.0
(Acervo/Quatro Rodas)

Observe os carros acima. O vermelho é um VW Gol 2.0. O dourado é o Gol 1.0 Turbo. Os dois arrancam: qual atingirá primeiro os 100 km/h? Qual chegará na frente na marca dos 1000 metros? Meio minuto depois, as duas provas estão terminadas. E revelam um pega equilibrado, decidido pelo sopro da turbina, que deu a vitória – apertada, diga-se – à nova versão do Gol, cujo motor vitaminado rende um cavalo a mais que os 111 cv do irmão mais velho. 

Continua após a publicidade

Prova seguinte: retomada de velocidade. Ela simula ultrapassagens na estrada e mede a força do veículo no trânsito. Em tese, uma barbada para o Gol vermelho: seu motor tem o dobro da capacidade cúbica e a força transmitida às rodas é 9,5% maior. 

Na prova, novamente o Gol Turbo foi mais rápido: venceu sete das oito aferições. Isso porque, enquanto no 2.0 o torque pleno surge a 3.000 rpm, no 1.0 Turbo ele já está disponível a 2.000 rpm. 

No teste de velocidade máxima, feito em um trecho de estrada interditado pela Polícia Rodoviária, o Gol 1.0 Turbo chegou aos 189 km/h – 9 quilômetros mais veloz que o 2.0. Na aferição realizada em maio na pista circular, o Turbo tinha chegado aos 190,33 km/h. 

Se essas pequenas vantagens no desempenho não são suficientes para escolher o campeão, há argumentos ainda mais sedutores. Além de andar mais e ser tão (mal) equipado quanto as versões já existentes, o 1.0 Turbo custa R$ 22.798 – R$ 1.973 a menos que o 2.0. Não se trata de um carro barato. Pelo contrário. Mas, com a diferença, dá para equipá-lo com ar-condicionado, opcional nas duas versões. 

comparativo gol turbo e gol 2.0
(Acervo/Quatro Rodas)

De quebra, o 1.0 Turbo vem com cobertura escura nos faróis, ponteira do escapamento cromada, detalhes internos em cinza e pneus mais largos. Maier Gilbert, da concessionária Diauto, de São Paulo, diz que nas primeiras semanas a nova versão roubou os consumidores dos Gol 1.6, 1.8 e 2.0. “O turbo chama a atenção de quem quer desempenho”, diz. “Vendemos pelo preço de tabela e faltou carro.” Os compradores, segundo o empresário, são homens entre 25 e 40 anos. 

Continua após a publicidade

Mas vale a pena comprar um turbo? Edson Batista, gerente de vendas da loja Fiat Mais, garante que não é preciso ter medo de perder dinheiro na revenda. “A versão turbo tem desvalorização similar à das versões aspiradas.” 

Com as vantagens do Gol 1.0 Turbo sobre o 2.0, é de se perguntar se este não estaria chegando ao fim. A Volks não cogita da possibilidade. Gilbert também não aposta no fim do 2.0. Toda a sua cota de pedidos de Gol no mês de julho, entretanto, foi destinada ao 1.0 Turbo. “Não pedimos nenhum Gol 2.0.” 

Ficha técnica – VW Gol 2.0

Motor: Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, duas válvulas por cilindro; Cilindrada, 1.984 cm3; Taxa de compressão, 10:1; Potência111,5 cv a 5.250 rpm; Torque, 17,3 kgfm a 3.000 rpm

Notas do futuro:

Gol 1.0 16V Turbo
(Acervo/Quatro Rodas)
  • O VW Gol 2.0 8V saiu de linha em 2002, abrindo espaço para o lançamento do Polo no ano seguinte com a oferta do mesmo motor, mas com 116 cv.
  • Nunca houve Saveiro 1.0 16V Turbo.
  • O Gol 1.0 16V Turbo saiu de linha em setembro de 2003. Até hoje não foi lançado outro Gol com motor turbo.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

A edição 750 de QUATRO RODAS já está nas bancas!

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.