A VW prefere classificar a Spacefox como “sportvan”, alegando que ela também possui características de minivan. Classificações à parte, o fato é que, se a Spacefox já não pode ser considerada um sucesso de vendas, no caso da versão aventureira Space Cross a situação é crítica. Foram apenas 417 unidades emplacadas em 2015, segundo a Fenabrave. Culpa, em parte, do alto preço: R$ 71.740 na versão manual e R$ R$ 75.280 com câmbio automatizado iMotion.
Seu diferencial está no visual mais chamativo, lançando mão dos recursos básicos usados pelas fábricas nesse tipo de versão. As rodas de aro 15 têm design exclusivo, assim como a grade frontal, que incorpora friso cromado e o nome da versão, e os para-choques, que ganharam apliques de plástico com o que a VW chama de “chrome effect” na parte inferior. É uma pintura especial que simula uma peça cromada, também presente na parte inferior das laterais e na barra longitudinal de teto.
O visual externo é completado pelas molduras pretas nas caixas de roda, enquanto no interior o diferencial fica por conta dos bancos revestidos de tecido cinza, com costura vermelha e detalhes exclusivos. Fora isso, o painel é idêntico ao da versão Highline.
Assim como o CrossFox, a Space Cross incorpora o motor 1.6 16V MSI da família EA211 e o câmbio manual de seis marchas. Essa dupla é a mesma que equipa a versão Highline (R$ 66.380), enquanto a Trendline (R$ 56.790) usa o antigo 1.6 de 101/104 cv e a caixa de cinco velocidades. Todas as versões podem ser equipadas com a caixa automatizada I-Motion, por R$ 3 500 adicionais. O conjunto mecânico agrada bastante, principalmente pelo bom torque em baixas rotações (85% estão disponíveis a partir das 2 000 rpm), que garante boa desenvoltura no trânsito, e também pelos engates suaves do câmbio. Na pista de testes, ela acelerou de 0 a 100 km/h em 12,3 segundos, enquanto a retomada de 40 a 80 km/h, em terceira, foi feita em razoáveis 8,4 segundos, sempre com gasolina.
A Space Cross é mais alta em relação à SpaceFox, na ordem de 31 mm na dianteira e 33 mm na traseira. Os pneus de perfil mais alto (205/55 R15) contribuem com 8 mm, enquanto o restante vem da elevação da suspensão em si. O maior vão livre facilita a vida do motorista na hora de superar lombadas e valetas, mas isso demandou um novo acerto na geometria e na calibragem de molas e amortecedores, para minimizar o efeito do centro de gravidade mais alto. O resultado foi satisfatório, com as irregularidades do piso sendo absorvidas com eficiência e sem decepcionar na dirigibilidade, apesar de a carroceria apresentar um pouco de rolagem nas curvas. Vale ressaltar que, devido ao peso e às dimensões maiores, não seria possível esperar um comportamento igual ao do Fox.
O pacote de equipamentos é o mesmo da Highline acrescido de piloto automático, retrovisor eletrocrômico e sensores de chuva e crespuscular. Por R$ 1 209, o comprador leva um pacote com assistente de partida em aclives, controle de estabilidade e a função off-road, que em pisos com areia ou cascalho permite que a roda trave por um pequeno instante, formando um pequeno montinho à frente do pneu e otimizando a frenagem nessas condições.
VEREDICTO
Melhorou em todos os aspectos, mas o preço é salgado se comparado ao da rival Palio Adventure, que custa quase R$ 8 000 a menos.
Motor | flex, diant. transv., 4 cil. linha, 16V, |
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Cilindrada | 1 598 cm³ |
Potência | 110/120 cv a 5 750 rpm |
Torque | 15,8/16,8 mkgf a 4 000 rpm |
Câmbio | manual de 6 marchas, tração dianteira |
Dimensões | compr., 420,5 cm; alt., 159 cm; larg., 190,4 cm; entre-eixos, 246,9 cm; |
Peso | 1 182 kg |
Porta-malas/caçamba | 440 l |
Suspensão dianteira | independente, McPherson |
Suspensão traseira | eixo de torção |
Freios | disco ventilado (diant.), tambor (tras.) |
Pneus | liga leve, 205/55 R15 |
Equipamentos | ar, ABS c/ EBD, trio elétrico, sensor de chuva e crepuscular, sensor de estac. diant. e tras., piloto automático |
Consumo urbano | 11,2 km/l |
Consumo rodoviário | 15,9 km/l |
0 a 100 km/h | 12,3 s |
0 a 1000 m | 33,9 s – 152,3 km/h |
Retomada 40 a 80 em 3ª (ou D) | 8,4 s |
Retomada 60 a 100 em 4ª (ou D) | 12,6 s |
Retomada 80 a 120 em 5ª (ou D) | 21,3 s |
Velocidade máxima | 182 km/h* |
Frenagem | 16/27,2/63,7 m |