Audi se consagra campeã do Rally Dakar 2024 com o RS Q e-tron
Após uma grande sequência de vitórias, Carlos Sainz e Lucas Cruz finalizaram com 1h20m25s de vantagem do vice-campeão
A Audi alcançou um feito histórico no Rally Dakar deste ano, conquistando a primeira vitória na competição com o protótipo elétrico, o Audi RS Q e-tron. Com os espanhóis Carlos Sainz e Lucas Cruz, que percorreram cerca de 7.900 quilômetros no deserto considerado o mais desafiador do mundo na Arábia Saudita.
A dupla de espanhóis Sainz e Cruz mantiveram uma liderança ininterrupta desde a sexta etapa, terminando o rali com uma vantagem de 1h20m25s do segundo colocado. Esta é a quarta vitória em marcas diferentes para Carlos Sainz, bicampeão mundial de rally, e a segunda dentro do Grupo Volkswagen. O chefe da Audi Motorsport, Rolf Michl, destacou o desempenho notável da equipe, ressaltando que a vitória escreveu um novo capítulo na história da Audi e do Rally Dakar.
O Rally Dakar 2024, contou com trajetos de aproximadamente 400 km em média por dia, incluindo estradas de pedra, terreno arenoso e dunas no Bairro Vazio da Península Arábica. Sainz e Cruz lideraram durante oito dos doze dias de competição.
As outras equipes da Audi também tiveram um desempenho notável. Os suecos Mattias Ekström e Emil Bergkvist, que venceram o prólogo no início da competição, alcançaram o segundo lugar após seis etapas, mas um defeito no eixo traseiro os impediu de se manterem na briga pelo título. Stéphane Peterhansel, recordista com 14 vitórias no Dakar, enfrentou desafios técnicos, mas ainda conseguiu alcançar o sexto lugar.
O Audi RS Q e-tron, em apenas três anos, conquistou uma vitória eminente, solidificando a presença da Audi no cenário automobilístico dos elétricos. Desde a estreia na Fórmula E até a conclusão do Rally Dakar.