Porsche Macan EV é lançado com para-brisa 3D e pode chegar a 639 cv
O modelo é o segundo carro elétrico da marca, e conta com duas versões, a Macan 4 e Macan Turbo, ambas virão ao Brasil ainda em 2024
A Porsche quer redefinir o segmento de SUVs com o lançamento de seu segundo modelo totalmente elétrico: o novo Macan EV. Com motores elétricos potentes de até 639 cv, o lançamento proporciona desempenho de carro esportivo. O Macan 4 acelera de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos, enquanto o Macan Turbo leva apenas 3,3 segundos, segundo a marca. Os dois modelos atingem velocidades máximas de 220 e 260 km/h, respectivamente.
Dez anos após o lançamento do Macan, a Porsche apresenta a segunda geração, agora elétrica. O novo Macan 4 e o Macan Turbo incorporam um design progressivo, desempenho característico de um Porsche e autonomia de longa distância.
Os motores elétricos montados nos eixos dianteiro e traseiro combinado com o Launch Control proporcionam uma potência ao Macan 4 de 408 cv, enquanto o Macan Turbo entrega incríveis 639 cv. O torque varia de 66 a 115 kgfm.
Nesta nova geração estreia uma nova plataforma, a Premium Platform Electric (PPE). Ela permite, inclusive, o carregamento rápido de até 270 kW, a bateria de íon de lítio de 100 kWh pode ser recarregada de 10 a 80% em aproximadamente 21 minutos em em carregador rápido (DC).
O novo Macan mantém as características de design da Porsche, com proporções equilibradas, linhas de cupê e elementos aerodinâmicos. Isso vai da inclinação suave do capô, passa pelos para-lamas pronunciados e inclui também as rodas de até 22 polegadas.
O Macan elétrico oferece um aumento do espaço de bagagem, capacidade atrás do banco traseiro de até 540 litros no modo de carga, e um pequeno espaço sob o capô dianteiro com capacidade de 84 litros, o veículo atende às demandas do uso diário. Além de uma capacidade máxima de reboque de 2.000 kg.
O interior do Macan apresenta até três telas, incluindo um painel de instrumentos curvo de 12,6 polegadas e um visor central de 10,9 polegadas. Pela primeira vez, a interface Porsche Driver Experience inclui um display frontal de realidade aumentada, integrando elementos virtuais ao para-brisa.
Com tração integral, o Porsche Traction Management (ePTM) responde rapidamente, e o Macan Turbo apresenta o Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus) para melhorar tração e estabilidade. O SUV é equipado com suspensão a ar e o eixo traseiro direcionável como opcional.
A pré-venda do novo Macan no Brasil está prevista para o primeiro trimestre de 2024, com entregas programadas ainda para este ano. Preços e especificações serão divulgados futuramente, enquanto o atual Macan com motores a combustão permanece disponível no mercado brasileiro.