Carro CYE? Brasileiros estão buscando carros da BYD ao contrário no Google
Buscas por "carros elétricos CYE" começaram a ser feitas por brasileiros de diversos estados após os carros da BYD ganharem as ruas
Agora que os carros da BYD começam a ganhar as ruas, começa a surgir o interesse e a curiosidade dos brasileiros sobre eles. Mas, em um efeito semelhante ao ocorrido com a Kia após a mudança do seu logotipo – lido por muitos como KN –, estão buscando pela BYD no Google… ao contrário.
Acontece que o estilo do logotipo usado pela divisão de automóveis da BYD permite algumas intepretações. De cabeça para baixo, pode ser lido como “CHE” e visto de um espelho, transforma-se em CYE.
Buscas no Google por “CYE carro” e “carros CYE elétricos”, entre outras variações, passaram a acontecer com mais frequência. As buscas são maiores em Santa Catarina, Goiás, Minas Gerais e também na Bahia, onde a BYD instalará sua fábrica de automóveis. Mas quando a busca se concentra em cidades, Rio de Janeiro e São Paulo lideram.
Isso pode ser efeito dos motoristas estarem vendo o logotipo da marca através dos retrovisores do carro ou mesmo devido a alguma publicidade com a foto do carro espelhada.
A confusão acontece porque as letras B e D são mostradas no logotipo com a lateral esquerda vazada, permitindo outra interpretação quando mostrados ao contrário. Além disso, como a marca ainda é nova no Brasil, a confusão tende a ser maior.
Quem é a BYD?
BYD é sigla para Build Your Dreams, ou “construa seus sonhos”. A empresa foi fundada em 1995 para produzir baterias, mas hoje atua em diversas áreas ligadas a componentes elétricos, incluindo paineis solares. Fabrica carros elétricos desde 2002 e hoje tem joint venture com Daimler e Toyota para a produção deles. Além disso, fechou contrato para fornecer baterias à Tesla. Na China, a BYD é a montadora com mais carros vendidos.
Embora atue no Brasil desde 2015, até o início de 2022 só havia vendido seus ônibus, caminhões, empilhadeiras, furgões e até alguns automóveis, sempre elétricos, para empresas. A BYD, inclusive, tem três fábricas no Brasil: de painéis solares e ônibus, em Campinas (SP), e monta as baterias usadas por eles em Manaus (AM). As novas fábricas, para a fabricação de automóveis, ônibus e baterias, está em processo de implantação em Camaçari (BA), na área onde ficava a fábrica da Ford.