Novo Volvo EX30 chega em 2024 e poderá ser escolhido pelo tipo de bateria
Novo Volvo EX30 entra no lugar do antigo C30 e tem início da pré-venda em setembro. É feito na mesma plataforma do Smart #1 e traz motor de 272 cv
O Volvo XC40 Pure Eletric foi o carro elétrico mais vendido do Brasil em 2022, mas ele terá um grande rival dentro de casa. O inédito Volvo EX30 foi apresentado hoje em Milão, na Itália, já com seu lançamento no Brasil confirmado para o início de 2024.
Trata-se do menor SUV da Volvo, com dimensões inéditas para um carro da marca. Não por acaso, baseado em uma plataforma da Geely, empresa chinesa dona da Volvo e que ajudou a Mercedes a desenvolver o Smart #1.
À primeira vista, porém, o porte é realmente menor. Mas ao vivo a distância entre-eixos generosa e combinada com as rodas grandes garantem a sensação de robustez. O design segue a identidade visual da marca com a grade fechada e os faróis se diferenciam da família por serem peças em formato de seta e por serem digitais: os projetores dos faróis ficam escondidos por placas de leds quando não estão em uso.
Você pode escolher se quer ir mais longe ou não
No Brasil, a Volvo é uma das poucas marcas com gama de produtos 100% eletrificada. Ela está em um nível de maturidade diferente e no caso do Volvo EX30 a diferença entre as versões não está em ter um motor dianteiro ou motores nos dois eixos, como no XC40 e no C40, mas em poder escolher o tamanho da bateria.
De acordo com a Volvo, essa liberdade de escolha fará o EX30 ter preço atraente. A versão mais barata será equipada com uma bateria LFP, que usa química de fosfato de ferro e lítio. A autonomia será de cerca de 360 km (WLTP) e a Volvo orienta que a LFP seja escolhida por quem faz rodagens mais urbanas e não tende a fazer grandes deslocamentos entre as cargas.
Esse tipo de bateria é mais fácil e barata de produzir e, portanto, é uma solução pra quem busca um preço mais acessível. Quem puder pagar mais levará o carro com bateria NMC, produzida com lítio, níquel, manganês e cobalto. Ela pode o Volvo EX30 pode rodar até 480 km (WLTP), segundo a marca.
Independente da bateria o motor é o mesmo, de 272 cv. A diferença está no 0 a 100 km/h que é cumprido em 5,7 segundos quando combinado com a bateria LFP e em 5,3 segundos com a NMC. Ambas são capazes de recarregar em carregadores rápidos a uma potência de até 153 kW. É possível chegar a 80% da bateria em 25 minutos.
Pegada de carbono e tecnologias embarcadas
A marca sueca levanta e defende a bandeira da eletrificação há algum tempo e sua meta é reduzir a pegada de carbono de seus produtos. De acordo com a empresa o EX30 tem a menor pegada em relação aos outros Volvo.
Desde emissões na produção e em 200.000 km de rodagem até ao uso de materiais sustentáveis a pegada é de pouco menos de 30 toneladas.
O Volvo EX30 também estreia a nova geração do Park Pilot Assist. Ele pode lidar com diversos tipos de vagas de estacionamento, incluindo o estilo curvo, paralelo, perpendicular e diagonal, facilitando o estacionamento em espaços apertados. Não é necessário a intervenção do motorista, ele opera freio, acelerador e volante.
E o novo SUV de entrada também traz a possibilidade de atualização over the air – tecnologia que permite melhorias no carro e até resolução de possíveis defeitos, assim como em um smartphone. Lembrando que essa tecnologia já está presente em diversas marcas e a Tesla foi uma das primeiras a disseminá-la.
“Sabemos que o preço e o custo de compra ainda são um dos maiores desafios quando as pessoas pensam em mudar para um carro elétrico”, afirma Jim Rowan, CEO da Volvo Cars. “Com o Volvo EX30, pretendemos trazer mobilidade premium totalmente elétrica para um público muito mais amplo, ajudando a avançar e acelerar a transição para a eletrificação total de que nossa indústria e sociedade precisam”, conclui.
O Volvo EX30 chega no Brasil apenas em 2024 mas promete mexer com o mercado a partir desde ano: seu preço inicial deverá ficar ao redor dos R$ 230.000. Fará o mesmo que o Volvo XC40, que vendido com preços a partir de R$ 329.990 já complica a situação de muitas fabricantes que não são de luxo.
Em entrevista com o presidente da Volvo América Latina, Luiz Resende, a previsão é que o volume de vendas em 2024 seja dobrado, portanto o EX30 deve vender cerca de 10.000 unidades – fechando o ano em 20.000 exemplares Volvo comercializados. “Será o nosso carro de maior volume e entraremos em uma categoria que jamais atuamos. Acreditamos que o EX30 será o primeiro carro premium desse cliente”, afirma Rezende, logo após a apresentação mundial do modelo.
Em relação ao preço agressivo, Rafael Ugo, diretor de Marketing da Volvo Brasil e América Latina, acredita que o EX30 será o primeiro carro elétrico que irá competir em preço com os carros a combustão. “O EX30 deve custar um pouco mais caro que um Jeep Renegade topo de linha e o consumidor fará as contas e verá que é muito mais vantajoso investir em um elétrico, que terá um custo de uso muito mais baixo”, afirma.