Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Novo Volvo EX30 chega em 2024 e poderá ser escolhido pelo tipo de bateria

Novo Volvo EX30 entra no lugar do antigo C30 e tem início da pré-venda em setembro. É feito na mesma plataforma do Smart #1 e traz motor de 272 cv

Por Isadora Carvalho de Milão, Itália
Atualizado em 7 jun 2023, 12h07 - Publicado em 7 jun 2023, 09h20
Volvo EX30
 (Divulgação/Volvo)
Continua após publicidade

O Volvo XC40 Pure Eletric foi o carro elétrico mais vendido do Brasil em 2022, mas ele terá um grande rival dentro de casa. O inédito Volvo EX30 foi apresentado hoje em Milão, na Itália, já com seu lançamento no Brasil confirmado para o início de 2024. 

Trata-se do menor SUV da Volvo, com dimensões inéditas para um carro da marca. Não por acaso, baseado em uma plataforma da Geely, empresa chinesa dona da Volvo e que ajudou a Mercedes a desenvolver o Smart #1.

Volvo EX30
(Divulgação/Volvo)

À primeira vista, porém, o porte é realmente menor. Mas ao vivo a distância entre-eixos generosa e combinada com as rodas grandes garantem a sensação de robustez. O design segue a identidade visual da marca com a grade fechada e os faróis se diferenciam da família por serem peças em formato de seta e por serem digitais: os projetores dos faróis ficam escondidos por placas de leds quando não estão em uso.

Continua após a publicidade

Você pode escolher se quer ir mais longe ou não

Volvo EX30
(Divulgação/Volvo)

No Brasil, a Volvo é uma das poucas marcas com gama de produtos 100% eletrificada. Ela está em um nível de maturidade diferente e no caso do Volvo EX30 a diferença entre as versões não está em ter um motor dianteiro ou motores nos dois eixos, como no XC40 e no C40, mas em poder escolher o tamanho da bateria. 

Volvo EX30
(Divulgação/Volvo)

De acordo com a Volvo, essa liberdade de escolha fará o EX30 ter preço atraente. A versão mais barata será equipada com uma bateria LFP, que usa química de fosfato de ferro e lítio. A autonomia será de cerca de 360 km (WLTP) e a Volvo orienta que a LFP seja escolhida por quem faz rodagens mais urbanas e não tende a fazer grandes deslocamentos entre as cargas.

Continua após a publicidade
Volvo EX30
(Divulgação/Volvo)

Esse tipo de bateria é mais fácil e barata de produzir e, portanto, é uma solução pra quem busca um preço mais acessível. Quem puder pagar mais levará o carro com bateria NMC, produzida com lítio, níquel, manganês e cobalto. Ela pode o Volvo EX30 pode rodar até 480 km (WLTP), segundo a marca. 

Compartilhe essa matéria via:
Volvo EX30
(Divulgação/Volvo)

Independente da bateria o motor é o mesmo, de 272 cv. A diferença está no 0 a 100 km/h que é cumprido em 5,7 segundos quando combinado com a bateria LFP e em 5,3 segundos com a NMC. Ambas são capazes de recarregar em carregadores rápidos a uma potência de até 153 kW. É possível chegar a 80% da bateria em 25 minutos.

Pegada de carbono e tecnologias embarcadas

Volvo EX30
(Divulgação/Volvo)

A marca sueca levanta e defende a bandeira da eletrificação há algum tempo e sua meta é reduzir a pegada de carbono de seus produtos. De acordo com a empresa o EX30 tem a menor pegada em relação aos outros Volvo. 

Compartilhe essa matéria via:

Desde emissões na produção e em 200.000 km de rodagem até ao uso de materiais sustentáveis a pegada é de pouco menos de 30 toneladas. 

Volvo EX30
(Divulgação/Volvo)

O Volvo EX30 também estreia a nova geração do Park Pilot Assist. Ele pode lidar com diversos tipos de vagas de estacionamento, incluindo o estilo curvo, paralelo, perpendicular e diagonal, facilitando o estacionamento em espaços apertados. Não é necessário a intervenção do motorista, ele opera freio, acelerador e volante. 

Volvo EX30
(Divulgação/Volvo)

E o novo SUV de entrada também traz a possibilidade de atualização over the air – tecnologia que permite melhorias no carro e até resolução de possíveis defeitos, assim como em um smartphone. Lembrando que essa tecnologia já está presente em diversas marcas e a Tesla foi uma das primeiras a disseminá-la.

“Sabemos que o preço e o custo de compra ainda são um dos maiores desafios quando as pessoas pensam em mudar para um carro elétrico”, afirma Jim Rowan, CEO da Volvo Cars. “Com o Volvo EX30, pretendemos trazer mobilidade premium totalmente elétrica para um público muito mais amplo, ajudando a avançar e acelerar a transição para a eletrificação total de que nossa indústria e sociedade precisam”, conclui.

Volvo EX30
(Divulgação/Volvo)

O Volvo EX30 chega no Brasil apenas em 2024 mas promete mexer com o mercado a partir desde ano: seu preço inicial deverá ficar ao redor dos R$ 230.000. Fará o mesmo que o Volvo XC40, que vendido com preços a partir de R$ 329.990 já complica a situação de muitas fabricantes que não são de luxo.

Em entrevista com o presidente da Volvo América Latina, Luiz Resende, a previsão é que o volume de vendas em 2024 seja dobrado, portanto o EX30 deve vender cerca de 10.000 unidades – fechando o ano em 20.000 exemplares Volvo comercializados. “Será o nosso carro de maior volume e entraremos em uma categoria que jamais atuamos. Acreditamos que o EX30 será o primeiro carro premium desse cliente”, afirma Rezende, logo após a apresentação mundial do modelo.

Em relação ao preço agressivo, Rafael Ugo, diretor de Marketing da Volvo Brasil e América Latina, acredita que o EX30 será o primeiro carro elétrico que irá competir em preço com os carros a combustão. “O EX30 deve custar um pouco mais caro que um Jeep Renegade topo de linha e o consumidor fará as contas e verá que é muito mais vantajoso investir em um elétrico, que terá um custo de uso muito mais baixo”, afirma.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.