Por que os carros elétricos gastam mais carga de bateria na estrada do que na cidade? – Valeria Mathias, Salvador (BA)
Falar de consumo, seja de gasolina ou de energia elétrica, é sempre complexo porque existem muitas variáveis envolvidas, desde o carro até as condições de rodagem (trânsito, temperatura, vento, pressão atmosférica e relevo da estrada).
Quem explica essa variável, que talvez seja a influência mais determinante, é o engenheiro Wanderlei Marinho, da SAE Brasil. “Tudo vai depender do tipo de situação da estrada, descidas e subidas”, diz ele.
“Isso porque, nas descidas, muito provavelmente nós vamos fazer uma regeneração maior de energia na bateria, e em subidas, devido à maior velocidade da via, é exigido mais carga de bateria para poder encarar o aclive mantendo a velocidade”, explica.
“Já na cidade, temos pouca regeneração de energia na bateria em decidas, porém, nas subidas, a velocidade da via é bem menor do que em uma estrada, exigindo assim menos carga da bateria e tornando o carro mais econômico na cidade em relação à estrada na maioria das situações”, conclui.
Um outro ponto que pode ser destacado é que carros elétricos não têm marcha, pois seus motores entregam torque consistente em praticamente qualquer rotação. Contudo, acima dos 100 km/h o motor de um carro elétrico pode precisar ultrapassar os 8.000 rpm, a depender da relação de diferencial, consumindo mais energia para tornar isso possível.
Uma proposta da ZF é utilizar um câmbio de duas marchas em carros elétricos, o que poderia aumentar a autonomia do carro em 5%.