Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Quando a bateria do carro elétrico chega ao fim e o que se faz com ela?

Uma bateria inútil para um carro pode ser usada até para evitar desperdício de energia solar e eólica

Por Da Redação
Atualizado em 16 abr 2024, 19h33 - Publicado em 15 abr 2024, 04h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O que acontece com a bateria do carro elétrico depois que ela chega ao fim de sua vida útil?

    Alfredo Alves de matos, Limeira (SP)

    Consultamos o engenheiro Wanderlei Marinho, professor do Instituto Mauá de Tecnologia. Ele explica que, quando a bateria é produzida para um veículo de propulsão elétrica, tem a capacidade de entregar potência e energia.

    A potência está relacionada à aceleração que o motorista solicita do veículo e a energia diz respeito ao alcance, à autonomia do veículo.

    Quando a bateria do carro elétrico chega ao fim

    Quando se diz que uma bateria de lítio chega ao fim da vida útil para o uso em um veículo elétrico, significa que ela perdeu a capacidade de entregar potência, que diminui, mas não a energia.

    Compartilhe essa matéria via:

    Quando isso ocorre, é necessário a troca da bateria, porque ela não atende mais às necessidades do carro. Mas considera-se, então, que essa bateria que operou no veículo teve uma primeira vida. Por quê? Porque essa bateria será trocada por uma nova e poderá ser utilizada em uma segunda vida, pois ainda tem a capacidade de entregar energia.

    Como é a segunda vida das baterias?

    Audi charging hub
    Audi Charging Hub utiliza baterias de carros elétricos e paineis solares para reduzir demanda elétrica da rede (Divulgação/Audi)

    A bateria que teve uma vida útil de oito a dez anos será reaproveitada em um novo propósito, segundo o professor. Pode ser usada em sistemas de armazenamento de energia.

    Por exemplo, onde se tem captação de energia solar ou eólica e é preciso armazenar essa energia, é possível utilizar essas baterias de segunda vida por mais oito ou dez anos. A Audi já utiliza baterias usadas em carros em teste para este propósito, em seus carregadores na Europa.

    Continua após a publicidade

    Como é a reciclagem de baterias de carros elétricos?

    Ao longo dessa jornada, porém, a bateria também vai perdendo a capacidade de entregar energia. Esse é o momento em que consideramos que a vida útil de uma bateria se encerrou, de fato. Então ela passa pelo desmantelamento, será totalmente desmontada e boa parte do seu material será reaproveitado, talvez até em outras novas baterias.

    No Brasil, já existem iniciativas de ponta em busca da solução. Uma delas é a Energy Source, startup do interior de São Paulo que, junto a universidades públicas, vem desenvolvendo métodos de reúso e reciclagem das baterias dos automóveis.

    Para descobrir o que pode ser reaproveitado, a Energy Source criou um algoritmo personalizado, que consegue indicar não apenas o que tem utilidade, mas também para qual fim a célula que seria descartada pode servir. O que não tiver solução é triturado e forma a “black mass”.

    A startup também patenteou um método próprio de separar esses metais, utilizando técnicas da complexa hidrometalurgia. Caso tenha sucesso, a empresa permitirá que os carros elétricos diminuam significativamente seu impacto ambiental.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou
    ou ainda

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.