Os recordes mais inusitados já feitos com carros
Lista traz recordes de baliza mais apertada, troca de pneus em menos de 1 minuto e até drift a 217 km/h
Quando o assunto é recorde envolvendo carros, a criatividade e os resultados são mirabolantes, e vão muito além da velocidade pura. Abaixo, confira os feitos mais incríveis (e estranhos) já realizados sobre quatro rodas.
LEIA MAIS:
>> Assista ao novo vídeo de Ken Block filmado em Dubai
>> Porsche 918 Spyder, o híbrido recordista do asfalto
>> A bizarra coleção de carros do sheik mais maluco de Abu Dhabi
Giro 360º mais apertado
O inglês Alastair Moffat é conhecido pelas manobras que é capaz de fazer ao volante. Uma das que mais chamaram a atenção foi realizada em 14 de janeiro deste ano, quando bateu o recorde de “giro 360º mais apertado” no comando de um Subaru BRZ, ao realizar a manobra em um espaço com apenas 2,25 metros de sobra nos dois lados – o recorde anterior era de 2,50 metros. A manobra foi realizada entre duas fileiras de carros Autosport Show – evento anual que reúne aficionados por automobilismo na Inglaterra.
Derrapagem mais longa
Derrapagens bruscas acontecem em momentos inesperados, como em situações de emergência. No caso desse recorde, isso não foge a regra, já que o ex-detentor do recorde mundial de velocidade de carro a jato, o norte-americano Craig Breedlove, perdeu o controle do seu veículo a mais de 800 km/h, bateu e deixou as marcas dos pneus no deserto de sal de Bonneville (Utah-EUA) por pelo menos 9,6 quilômetros de extensão no dia 15 de outubro de 1964.
455 km/h em apenas 1 milha
Nascido nos Estados Unidos, Johnny Bohmer é detentor do recorde da primeira milha (1.609 quilômetros) mais rápida percorrida. A façanha foi feita em 16 de outubro de 2012, no Centro Espacial Kennedy (Flórida), quando um Ford GT 2006 de 1.723 cv de potência alcançou a velocidade de 455 km/h no espaço de uma milha. O modelo, conhecido como Badd GT, foi preparado pela empresa de Bohmer – especializada em carros de ultra-desempenho.
Arrancada silenciosa
A geração E30 do BMW M3 é certamente um dos mais emblemáticos modelos esportivos da marca bávara no mundo. Mas para bater o recorde de arrancada no ¼ de milha (402 metros) com um modelo elétrico, o croata Rimac trocou o clássico motor seis em linha (que heresia!) do seu M3 por um propulsor elétrico de 440 kw (598 cv). Feito isso, o “e-M3” acelerou de 0 a 100 km/h em apenas 3,3 segundos e completou o ¼ de milha em 11,85 segundos no dia 17 de abril de 2012.
Troca de pneus expressa
A troca de pneus na Fórmula 1 é feita de maneira muito rápida, tudo para ganhar tempo nos boxes e obter um melhor resultado na corrida. Já no dia a dia, em carros comuns, isso requer uma boa dose de paciência e tempo. Mesmo assim, especialistas de uma loja de pneus na Alemanha trocaram 4 pneus em menos de 1 minuto! Com chaves de roda, macaco hidráulico e uma boa dose de agilidade e trabalho em equipe, eles completaram a troca de um Ford Focus em apenas 58,43 segundos. O feito foi realizado na Alemanha em 12 de setembro de 2015.
Borrachão simultâneo
Imagine a cena: 103 carros se reúne e começam, ao mesmo tempo, a derreter os pneus – o clássico burnout, ou “borrachão”. O inusitado feito aconteceu em 1 de janeiro de 2015, na 28º edição do Street Machine Summernats – encontro anual de antigos e muscles customizados em Camberra (Austrália). O acontecimento superou o recorde anterior de 68 veículos no mesmo evento, em 2013. Como alguns modelos modificados tinham pneus especiais, o resultado foi uma (tóxica!) e bela fumaça colorida. Dizem que o GreenPeace vai tentar cancelar as próximas edições do evento, preocupando com a quantidade de fumaça produzida.
Andar de lado a 217 km/h
O “drift king” da vida real é Keiichi Tsuchiya. No entanto, o dono do título de drift feito na velocidade mais alta até hoje é Jakub Przygonski. O polônes estabeleceu o recorde em 03 de setembro de 2013, quando andou de lado no aeroporto de Biala Podlaska a 217 km/h, a bordo de um Toyota GT86 preparado para render 1013 cv de potência. Para se ter uma ideia, a velocidade do carro na hora da entrada da curva era de “apenas” 256 km/h. Uma dança perigosa, mas possível.
Drift mais longo
Além de deter o recorde de drift mais rápido já feito, o clássico Toyota GT86 também protagonizou a maior distância percorrida numa manobra de drift: mais de 144 quilômetros! O piloto alemão Harald Müller andou de lado em Sansun (Turquia) por quase duas horas e meia sem parar num circuito de apenas 235 metros, acumulando 612 voltas no dia 15 de julho de 2014. Deu enjôo só de imaginar.
Girando 280 vezes
O circuito de Silverstone, local que sedia o Grande Prêmio de Fórmula 1 na Inglaterra, foi palco de uma façanha que deixa qualquer motorista/piloto desnorteado. No dia 4 de setembro de 2011, o motorista dublê Jamie Morrow fez 280 “zerinhos” consecutivos, girando por mais de 15 minutos com um Westfield Desporto 1600 diante de uma plateia de 5.000 pessoas. O feito bateu o recorde anterior de 161 “zerinhos”, também realizado por um dublê britânico em fevereiro de 2011.
A arte de estacionar
Baliza costuma ser o desafio diário de muitos motoristas, mas não para o piloto Alastair Moffatt (dono do recorde de giro 360º mais apertado, já citado acima), que detém o recorde de baliza mais apertada já feita. O inglês estacionou um Fiat 500C num espaço apenas 7,5 centímetros maior do que o carro que ele estava dirigindo em Birmingham, na Inglaterra. O recorde anterior era do chinês Han Yue, quando estacionou um veículo num espaço com apenas 8 centímetros de folga.
Força na peruca
Uma pessoa sozinha puxar um ônibus já é uma tarefa hercúlea. Imagine então alguém puxar pelos cabelos um ônibus com 32 pessoastotalizando um peso de mais de 12 toneladas. O recorde mais esquisito dessa lista foi alcançado pela indiana Asha Rani – conhecida como Rainha de Ferro, em 18 de março de 2016. O portfólio da “Rainha de Ferro” inclui também outras realizações esquisitas, com puxar um veículo com os dentes por 25 metros.