Carro mais vendido da história no Brasil, o Volkswagen Gol não era fabricado desde 23 de dezembro de 2022, mas só na semana em que completaria 43 anos em produção deixou de ser vendido oficialmente.
De 15 de maio de 1980 a 23 de dezembro de 2022 foram fabricados mais de 8,5 milhões de Volkswagen Gol. Mas levou cinco meses para que o estoque nas concessionárias fosse praticamente zerado, permitindo que a fabricante retirasse o hatch do seu site.
A Volkswagen havia acelerado a produção do Gol em seus últimos meses, antes de a fábrica de Taubaté (SP) assumir a produção do Polo Track – o substituto do Gol. Tanto que de janeiro a abril ainda foram emplacadas 5.618 unidades do Gol. Destas, 318 foram registradas em abril.
Muitas destas últimas unidades ainda foram destinadas a locadoras (o último exemplar está entre eles), mas uma parcela é representada pelos Gol Last Edition. Das 1.000 unidades fabricadas para marcar o fim da produção do compacto, 650 ficaram no Brasil e foram vendidas por R$ 95.990. Mas teve gente negociando a série limitada por quase R$ 160.000.
Independente da especulação, todos os Volkswagen Gol produzidos a partir de 2022 tinham motor 1.0 aspirado de 84 cv e 10,3 kgfm.
Qualquer um pode dirigir o último VW Gol da história
Registros do último dia de produção do Gol revelaram qual foi, exatamente, o último exemplar produzido. Pintado na cor cinza Platinum, ele tem número de série PT108470. Além disso, é claramente identificado como uma encomenda especial da locadora Localiza.
Ironicamente, não tem a pompa e os detalhes especiais dos Gol Last Edition, nem é completo. Trata-se de um carro 2022 modelo 2023 com rodas de aço aro 14, maçanetas e retrovisores sem pintura e que no máximo poderia ter o opcional de rádio com Bluetooth. Uma unidade como essa custaria, portanto, entre R$ 79.770 e R$ 81.270, de acordo com sua última aparição na tabela de preços da Volkswagen.