Jaguar revela o I-Pace, SUV elétrico que será produzido em 2018
Primeiro veículo da história da marca movido a eletricidade tem 400 cv
A Jaguar aproveitou o frisson gerado em torno do Salão de Los Angeles para revelar o I-Pace Concept, o primeiro carro-conceito da marca movido a eletricidade. O veículo foi exibido ao mundo antes da abertura da feira norte-americana.
>> Impressões: Jaguar F-Pace, o gato de botas
>> Teste: Jaguar XE, o quarto elemento
Apesar do visual de hatchback, o I-Pace é definido pela marca como um SUV – nada anormal, considerando que outros utilitários esportivos compactos também se enquadram nesse grupo, como o Mercedes-Benz GLA.
Segundo Ian Callum, diretor de design da Jaguar, o design compacto e o posicionamento das rodas nas extremidades da plataforma foram pensados para abrir espaço para a instalação das baterias no assoalho do veículo.
Ao contrário da maioria dos carros-conceito, o I-Pace parece praticamente pronto para ser produzido. O desenho atraente não esconde a inspiração nos modelos XE e F-Pace, mas com vincos, recortes e volumes mais ousados.
Apesar do visual ligeiramente futurista, o interior também não está muito distante da realidade, trazendo duas enormes telas no lugar do painel de instrumentos e da central multimídia.
Apenas detalhes como o desenho dos bancos e os revestimentos empregados no acabamento devem ser substituídos quando o I-Pace virar realidade – o que acontecerá em 2018.
O SUV é movido por dois motores elétricos, sendo cada um deles instalado em um dos eixos. Combinados, eles produzem aproximadamente 400 cv e torque máximo de 71,4 mkgf. A marca informa um tempo de aceleração de 0 a 100 km/h abaixo dos 4 segundos.
A tração é integral permanente e a autonomia estimada pela Jaguar é de até 500 quilômetros. De acordo com a empresa, 80% da carga das baterias pode ser carregada em 90 minutos e 100% da carga total é obtida em apenas duas horas plugado a um carregador rápido de 50 kW.