Novo Porsche Cayenne híbrido chega a partir de R$ 690.000 e tem até 739 cv
Versões híbridas do SUV vão a extremos: da mais barata da linha ao Cayenne mais potente de todos os tempos
A Porsche abriu a pré-venda para as versões híbridas da nova geração do Cayenne, que representam os extremos na nova geração do SUV. Enquanto a versão E-Hybrid é a mais barata da linha, a partir de R$ 690.000, a Turbo E-Hybrid carrega o título de SUV mais potente da história da marca.
O Porsche Cayenne já estava à venda nas versões puramente a combustão, cujas entregas começarão neste mês de setembro. As versões S (R$ 810.000) e S Coupé (R$ 840.000), são equipadas com motor V8 4.0 de 474 cv e 61,2 kgfm. Segundo a marca, em ambas as configurações (que se diferenciam pela carroceria SUV ou cupê) a versão S vai de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos.
Já a versão Turbo GT, a mais rápida e cara da linha, parte de R$ 1.385.000 e tem motor V8 4.0 biturbo de 659 cv – 19 a mais do que na geração anterior. De acordo com a Porsche, ela vai de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e chega aos 305 km/h de máxima. Esta está disponível sempre com carroceria cupê.
A novidade é a chegada das versões híbridas, que entram em pré-venda com entregas previstas para o segundo semestre de 2024. A começar pela E-Hybrid, com opções SUV e Coupé, por R$ 690.000 e R$ 720.000, respectivamente. Esta combina um motor V6 3.0 turbo a outro elétrico que, juntos, entregam 470 cv e uma autonomia de até 90 km (ciclo WLTP) no modo elétrico. O motor elétrico é alimentado por uma bateria de 25,9 kWh.
Na outra ponta estão as versões Turbo E-Hybrid, também SUV ou Coupé (R$ 1.135.000 e R$ 1.165.000, respectivamente), lançadas globalmente nesta semana. Elas ganham o status de Cayenne mais potente da história com seus 739 cv (e 96,9 kgfm), extraídos da combinação entre o motor V8 4.0 biturbo e outro elétrico. A autonomia no modo puramente elétrico é de até 82 km.
Mesmo sendo o mais potente da linha, o Cayenne Turbo E-Hybrid (que substitui, de uma só vez, as versões Turbo e Turbo S E-Hybrid) não é o mais rápido. Esse posto é do Turbo GT, mencionado há pouco, que tem 80 cv a menos, mas uma série de aprimoramentos mecânicos, aerodinâmicos e de peso para ser mais rápido. O Turbo E-Hybrid vai de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos, 0,3 segundo mais lento que o Turbo GT.
O novo Porsche Cayenne chega totalmente renovado, com aspecto mais esportivo, novos faróis e lanternas. Os faróis são, de série, LED Matrix. Nas versões Turbo E-Hybrid e Turbo GT, porém, são do tipo LED HD-Matrix, com dois módulos de alta definição e mais de 32.000 pixels por farol, com funcionamento dinâmico e inteligente. As rodas variam entre 21 e 22 polegadas.
Por dentro, o SUV mantém a aparência sóbria e de traços horizontais típicas dos Porsche mais modernos. A novidade fica para as telas, que são três: uma representando o quadro de instrumentos, de 12,6 polegadas, uma para a central multimídia, de 12,3 polegadas, e uma para o passageiro, de 10,9 polegadas, que é um opcional.
Veja todos os preços do novo Porsche Cayenne 2024:
- Cayenne E-Hybrid: R$ 690.000
- Cayenne E-Hybrid Coupé: R$ 720.000
- Cayenne S: R$ 810.000
- Cayenne S Coupé: R$ 840.000
- Cayenne Turbo E-Hybrid: R$ 1.135.000
- Cayenne Turbo E-Hybrid Coupé: R$ 1.165.000
- Cayenne Turbo GT: R$ 1.385.000