VW Taos ganha versão ‘all black’ e terá visual do T-Cross no ano que vem
Nova versão SE Black já havia sido divulgada pela Volkswagen em 2023 e agora mais informações sobre o modelo foram reveladas
No ano passado, a Volkswagen divulgou a fabricação de uma nova versão do Taos, chamada SE Black. Depois de alguns meses sem nenhuma informação, finalmente a empresa alemã divulgou novos detalhes do SUV médio.
O Volkswagen Taos SE Black chega aos Estados Unidos e abraça a tendência de visual totalmente escuro, com rodas pretas, teto preto, e detalhes exteriores e acabamentos na mesma cor; um “all black” completa. A carroceria, entretanto, não muda, e o carro ganha apenas os tons enegrecidos.
O interior não recebeu tantas mudanças assim: designers decidiram acrescentar alguns toques especiais, com atenção maior no acabamento feito, claro, em preto brilhante mas com costuras em azul para gerar algum contraste. Fora isso, a cabine segue a mesma. Fotos do interior do novo Taos, porém, não foram divulgadas.
O Taos é o SUV de entrada da Volkswagen nos Estados Unidos, onde possui motor 1.5 TSI de quatro cilindros — uma evolução do 1.4 TSI oferecido aqui. Por lá, o carro gera 158 cv e 25,3 kgfm. Os modelos de tração dianteira são equipados com câmbio automático de 8 marchas. Já os modelos de tração integral são acompanhados de uma caixa de dupla embreagem com sete velocidades.
O Taos SE Black está disponível por US$ 30.365 (R$ 147.000 na conversão atual) na versão de tração dianteira e US$ 32.015 (R$ 157.000 na conversão atual) na de tração integral.
Facelift chegando em 2025
Além do novo modelo para 2024, a Volkswagen também confirmou que o SUV receberá um facelift em 2025. A marca não está falando muito sobre, mas é especulado que o Taos siga os mesmo passos do Tharu, seu irmão chinês.
Se esse for o caso, podemos esperar um Taos mais robusto e imponente, com uma carroceria diferente. O SUV oriental traz faróis maiores, que invadem o espaço que antes era de saliências na grade dianteira e o design do para-choque também é próprio A tira de leds que atravessa a frente se mantém, inclusive completada pelas DRLs que agora ficam dentro da peça principal de iluminação.
Atrás, as lanternas são bem mais parecidas com a do Volkswagen T-Cross e o emblema da marca também é iluminado, mas na cor das luzes de freio. Por dentro, há adições importantes como a central multimídia flutuante de 12″ e novos comandos de ar-condicionado, por exemplo. Esses, todavia, devem chegar já com outra atualização, dado que a VW vem desistindo do botões táteis.
Essas mudanças são previstas para o Brasil, dado que a expectativa é de que o rival de Jeep Compass e Toyota Corolla Cross seja renovado no ano que vem. Além do “up” no visual — que já está registrado no país —, também espera-se a chegada do conjunto híbrido flex, com o motor 1.5 turbo usado no exterior mas produzido em São Carlos (SP).