Novo VW Tiguan retornará ao Brasil com novo visual e prazo de validade
Modelo fotografado tem o mesmo design lan;cado no México em 2021. Enquanto isso, Europa vai ganhar nova geração do SUV em breve
Enquanto a Volkswagen prepara a nova geração do Tiguan, cujo protótipo já foi testado pela Quatro Rodas, para a Europa, o Brasil está prestes de receber a versão reestilizada da mesma geração que deixou de ser importada em 2021. Pelo menos é o que sugere um flagra do SUV médio chegando ao Porto de Santos (SP).
A foto publicada pelo perfil Autogam Consultoria nas redes sociais mostra que o visual do carro segue o mesmo padrão do modelo lançado na Argentina em maio, justamente com o design que foi lançado em meados de 2021.
Isso porque o Volkswagen Tiguan AllSpace continuará sendo importado do México na mesma versão destinada aos Estados Unidos – que não receberá a nova geração do Tiguan europeu. O AllSpace tem entre-eixos maior e opção de sete lugares e, inclusive, é vendido na Europa como um modelo a parte.
Mas o Tiguan AllSpace não terá uma nova geração. As últimas informações apontam que ele será substituído por um inédito SUV cupê médio a ser lançado nos próximos dois anos. É o carro que também substituirá o VW Tayron na China. Ele seria posicionado como um novo SUV na Europa, logo abaixo do Touareg.
As mudanças em relação ao último Tiguan que foi vendido aqui estão principalmente no para-choque extenso e com frisos horizontais, além do novo conjunto de faróis. O para-choque traseiro também passou por retoques, enquanto o nome do carro foi posicionado abaixo do logo da Volkswagen.
Tanto nesta foto em Santos quanto em outra imagem que apareceu do carro em Taubaté, onde a Volkswagen tem fábrica, o modelo em questão é o Tiguan Allspace, de sete lugares, na versão topo de linha R-Line.
No mercado argentino, o SUV é ofertado com faróis full-LED, ar-condicionado de três zonas com comandos sensíveis ao toque, central multimídia de 8”, painel de instrumentos digital de 10”, carregador de celular por indução, seis airbags, piloto automático adaptativo e sistema de frenagem de emergência.
Já o motor é o mesmo 350 TSI, que rende 220 cv de potência e 35,7 kgfm de torque. Ele trabalha em conjunto com uma transmissão DSG de 7 velocidades.
Embora tenha tentado substituir o Tiguan com o Taos, a Volks pode ter mudado sua estratégia para atender a um público carente pelo desempenho e pela oferta de sete lugares que só o Tiguan pode oferecer.