Fiat Mobi x VW Up! x Fiat Uno
O novo Fiat Mobi tem o tamanho do VW Up! e o preço do Fiat Uno. Será que vale a pena?
Em nosso teste de pista, o Fiat Mobi mostrou ter uso específico: gente que anda só ou em dupla, dentro da cidade, sem bagagem. Agora é hora de compará-lo com seus principais concorrentes, dentro e fora de casa: Volkswagen Up! e Fiat Uno.
Mobi x Up!
Mobi e Up! se cruzam em duas versões: nas básicas e espartanas Easy (R$ 31.900) e Take Up! (R$ 33.990) e nas intermediárias Like On (R$ 42.300) e Move Up! (R$ 42.590). Além de ser um pouco mais caro, o Volks só oferece sensor de estacionamento e rodas de liga como itens opcionais – no Mobi Like On, eles vêm de série. Mas o pequeno alemão ultrapassa o mineiro em tecnologia.
O Up! tem direção com assistência elétrica e motor 1.0 de três cilindros que dispensa o tanquinho de partida a frio existente nos Fiat. Mais potente, desenvolve 82/75 cv (contra 75/73 cv do Mobi) e 10,4/9,7 mkgf de torque (9,9/9,5 mkgf no Fiat). Além disso, consome menos. Na pista de testes, sempre com gasolina, foi de 0 a 100 km/h em 15,2 s (o Fiat fez 17,5). Na cidade, andou 14,1 km com um litro de combustível – o Mobi fez 11. Na estrada, 17,8 contra 15,2.
As frenagens do VW também foram sensivelmente melhores que as do Fiat, assim como as retomadas. O comportamento do Up! é mais ágil na cidade e mais estável na estrada, enquanto o Mobi consegue filtrar buracos e irregularidades de maneira mais suave.
Apesar de ser só 4 cm maior (360,5 cm), o espaço na cabine do Up! é nitidamente superior, bem como o porta-malas: 285 litros (ante 215). Em segurança, mais pontos para o VW: tem Isofix, freia melhor e é referência do segmento nos testes de impacto do Latin NCap. Na disputa entre os mais baratos, o senão do Take Up! é oferecer somente duas portas.
VEREDICTO
Moderno, o Up! oferece mais tecnologia e segurança que o Fiat – mas cobra mais por isso. Foi melhor que o Mobi na pista de testes e em consumo de combustível, além de ter a cabine mais espaçosa, sobretudo no porta-malas.
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Mobi x Uno
O Uno já é um veterano. Lançada em 2010, a atual geração já até passou por reestilização. Mas prova seu valor: a versão Attractive 1.0 parte de R$ 39.570 e vem de série com ar-condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos. O resto é opcional. Mas equipando o modelo com os recursos equivalentes ao do Mobi Like On (com exceção das rodas e sensor de estacionamento), seu preço salta para R$ 44.006, exatos R$ 1.706 a mais que o novo subcompacto.
A diferença de preço se reflete no espaço interno. O Uno oferece mais volume no bagageiro (280 l) e maior comodidade no banco traseiro – o entre-eixos é maior (237,6 cm ante 230,5 do Mobi). As fotos não mostram, mas são 24,4 cm de diferença no comprimento – medida suficiente para fazer uma bela diferença para os ocupantes, sem comprometer o estacionamento em vagas apertadas.
Apesar de ter 60 kg a menos que o Uno, os dados de desempenho e consumo do Mobi foram muito parecidos com os do veterano. Em consumo, o Uno foi até ligeiramente melhor, registrando 11,4 km/l na cidade e 15,8 km/l na estrada – contra 11 km/l e 15,2 km/l do seu novo companheiro de fábrica.
O Mobi é uma compra mais racional nas versões Easy On e Like. Acima dos R$ 40.000, há opções maiores e quase tão bem equipadas quanto o Like On. O Sandero Expression, por exemplo, custa R$ 43.100.
VEREDICTO
O Uno parece espaçoso perto do Mobi: a maior diferença está no banco de trás e no porta-malas. Mas o preço do novo modelo é menor quando ambos são equipados de maneira semelhante.
Fiat Mobi | VW Up! | Fiat Uno | |
---|---|---|---|
Aceleração de 0 a 100 km/h | 17,5 s | 15,2 s | 17,7 s |
Retomada de 40 a 80 km/h | 10,6 s | 10,1 s | 11,5 s |
Retomada de 60 a 100 km/h | 18,5 s | 14,9 s | 19,4 s |
Retomada de 80 a 120 km/h | 32,9 s | 27,1 s | 38,3 s |
Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0 | 17 / 29,6 / 67,5 m | 15,5 / 26,8 / 63 m | 16,5 / 31,6 / 73,5 m |
Consumo urbano | 11 km/l | 14,1 km/l | 11,4 km/l |
Consumo rodoviário | 15,2 km/l | 17,8 km/l | 15,8 km/l |
Fiat Mobi Like On | VW Move Up! | Fiat Uno Attractive | |
---|---|---|---|
Preço inicial | R$ 42.300 | R$ 42.590 | R$ 39.570 |
Motor | flex, diant.,transv., 4 cil. em linha, 8V, 999 cm3; 75/73 cv a 6.250 rpm, 9,9/9,5 mkgf a 3.850 rpm | flex, diant., transv., 3 cil. em linha, 12V, 999 cm3; 82/75 cv a 6.250 rpm,10,4/9,7 mkgf a 3.000 rpm | flex, diant., transv., 4 cil. em linha, 8V, 999 cm3; 75/73 cv a 6.250 rpm, 9,9/9,5 mkgf a 3.850 rpm |
Câmbio | manual, 5 marchas, dianteira | manual, 5 marchas, dianteira | manual, 5 marchas, dianteira |
Direção | hidráulica | elétrica | hidráulica |
Suspensão | McPherson (diant.) e eixo de torção | McPherson (diant.) e eixo de torção | McPherson (diant.) e eixo de torção |
Freios | discos ventilados (diant.) e tambores (tras.) | discos ventilados (diant.) e tambores (tras.) | discos ventilados (diant.) e tambores (tras.) |
Pneus | 175/65 R14 | 175/70 R14 | 165/70 R13 |
Dimensões | compr., 356,6 cm; alt., 150 cm; larg., 163,3 cm; entre-eixos, 230,5 cm; peso, 946 kg | compr., 360,5 cm; alt., 150,4 cm; larg., 191,4 cm; entre-eixos, 242,1 cm; peso, 897 kg | compr., 377 cm; alt., 148 cm; larg., 163,6 cm; entre-eixos, 237,6 cm; peso, 909 kg |
Porta-malas | 215 litros | 285 litros | 280 kg |
Tanque | 47 litros | 50 litros | 48 litros |